Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Saúde Dieta Cuide da sua alimentação durante a gravidez
banner_MUESTRA

Cuide da sua alimentação durante a gravidez

Dieta

embarazada con manzana
0 11028

Está grávida e preocupa-se com a sua dieta? Fixe esta palavra: equilíbrio. Coma o que lhe apetecer mas sem excessos. Lembre-se de que estar grávida não significa comer mais, mas melhor. E o mais importante: siga sempre as orientações do seu ginecologista.


Partilhe com as suas amigas:

Aposte numa dieta de maior qualidade, baseada principalmente em produtos frescos e da época e sem se esquecer de incluir todos os grupos de alimentos: frutavegetaisproteínas pouco gordas (ovo, frango, peru e coelho), laticínios com baixo teor de gordura e hidratos de carbono. Além disso, tenha em conta os seguintes componentes indispensáveis para a sua gravidez:

Ácido fólico. É fundamental para a formação correta da placenta e da estrutura neural do feto. As vísceras de animais e os peixes gordos, assim como as leguminosas, os vegetais de folha verde e os frutos secos são fontes ricas em ácido fólico, que deve ser ingerido principalmente durante o primeiro trimestre de gravidez.

Hidratos de carbono. Recomendamos os hidratos de carbono de absorção lenta, como pão, massas e arroz integrais, batatas e leguminosas.  Os hidratos de carbono são essenciais para fornecer energia ao organismo, em especial ao sistema nervoso e ao cérebro. Em qualquer caso, se sofre da chamada diabetes gestacional, deve consultar o seu médico.

Lembre-se de que estar grávida não significa ter de comer mais, mas melhor.

Ferro e vitamina C. É muito provável que necessite de tomar uma dose extra de ferro durante a gravidez uma vez que, através da alimentação, é muito difícil obter a quantidade de que o seu organismo necessita. Os alimentos ricos em vitamina C auxiliam na  absorção correta do ferro. Tome nota: brócolos, espinafres, tomate, couve e repolho. E entre as frutas, goiaba, quivi, citrinos e framboesas.

Durante a gravidez, as digestões tornam-se mais pesadas, sobretudo a partir do terceiro trimestre. Evite as gorduras, os fritos e panados e os guisados pesados. Pode utilizar outros métodos para cozinhar os alimentos e conseguir um resultado igualmente saboroso, como o vapor, o wok, já que necessita de pouco azeite, e o papelote. Evite vinagres e picantes. Pode substituir as maioneses e os condimentos fortes por molho de iogurte e temperar os seus alimentos com diversas ervas aromáticas digestivas ou carminativas, como cominhos, grãos de anis, coentros, tomilho, funcho, gengibre, cardamomo ou sal.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário