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Evite engordar três quilos no Natal

Dieta

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Propomos-lhe alguns truques simples para cuidar de si nesta época festiva para que não se prive de nada, cozinhando pratos leves e saborosos para estas datas. Os seus entes queridos nem saberão que estão a comer pratos light!


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Estima-se que os portugueses engordam, em média, dois ou três quilos nas semanas das festividades natalícias. É uma época de reuniões familiares e jantares com amigos, que acarretam excessos: almoços e jantares sem restrições, muitas vezes bem regados com álcool e rematados com sobremesas ricas em açúcares e calorias.

Desfrutar desta época festiva não deve ser sinómino de engordar nem privar-se de nada: há truques para preparar pratos saborosos mas um pouco mais ligeiros, substituindo, por exemplo, alguns ingredientes por outros. Damos-lhe alguns exemplos:

  • Retire o excesso de gordura de consumés, caldos e sopas antes de levá-los para a mesa. Deixe que arrefeçam e elimine a camada de gordura solidificada que fica à superfície.
  • Nos seus assados no forno, diminua a quantidade de azeite/outras gorduras utilizadas e acrescente um pouco de vinho. Se deixar reduzir bem, o álcool evapora-se e o assado fica muito saboroso.
  • Já experimentou cozinhar em papillote? Esta técnica permite-lhe cozinhar os alimentos na sua própria gordura e sucos, ou seja, não tem que adicionar gorduras para lhes dar sabor.
  • Se um assado/guisado contém alimentos mais gordurosos como enchidos, adicione um pimento vermelho ou um nabo e depois retire-o, porque estes absorvem as gorduras.
  • Nos molhos que levam natas, pode substituí-las por iogurte ou leite magro para que fiquem mais leves.
  • Em vez de usar queijos gordos para certos pratos, utilize ricotta baixo em calorias.
  • Pode tentar substituir, em algumas receitas, batatas por maçãs. Além disso, estará a adicionar-lhe um toque doce muito especial. A maça é depurativa e ajuda o trânsito intestinal.
  • Evite o cosumo excessivo de sal substituíndo-o por especiarias. Pimenta, açafrão, cominhos e sésamo vão alegrar os seus pratos e farão com que beneficie das suas propriedades digestivas.
  • Verduras cozinhadas ao vapor com ervas aromáticas podem ser uma alternativa perfeita como acompanhamento aos molhos mais pesados elaborados à base de natas ou para as batatas.
  • Cuidado com os açúcares escondidos nos produtos pré-cozinhados! Leia bem todos os ingredientes antes de comprá-los, e se possível, evite-os.
  • Pode adoçar as suas sobremesas com stevia, um adoçante natural que pode ser consumido por diabéticos e não adiciona calorias ao prato.
  • Beba um copo de água antes de cada refeição e tente não misturar bebidas alcoólicas. Se beber vinho tinto, evite cerveja como aperitivo e não tome um licor como digestivo, por exemplo

A seguir propomos-lhe uma série de pratos com baixo teor de gordura, que farão com que brilhe nas refeições festivas sem que ninguém note que está a comer pratos light. Na internet poderá encontrar as receitas que mais se adequam aos ingredientes que tem em casa.

APERITIVOS

  • Vegetais crus com molho de iogurte
  • Salada de bacalhau com laranja

ENTRADAS

  • Tártaro de salmão e abacate
  • Espargos com salmão e molho light de coentros

PRATO PRINCIPAL

  • Perú assado com molho de uvas
  • Frango assado com frutas
  • Acompanhamento: couve lombarda estufada com maçã

SOBREMESA

  • Fondue de chocolate sem açúcar com frutas
  • Creme de framboesa

De qualquer forma, lembre-se que o mais importante é desfrutar da companhia dos seus sem ficar obcecada. E que tenha umas festas felizes!

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