Centrada em si
Home Psicologia No Natal, afaste-se de conflitos

boa_disposicao-700x467

A quadra natalícia é um período do ano que pode ser vivido como uma oportunidade para partilhar com amigos e família momentos de alegria e união. Temos dias livres, visitamos os nossos entes queridos ou ficamos em casa a preparar a sua chegada. São dias repletos de planos, encontros e reencontros.

A chave? Tente não fazer tudo ou dramas com coisas pouco importantes, por exemplo

Mas muitas destas ocasiões convertem-se em momentos de tensão e ansiedade por diferentes motivos: pessoas da nossa família que já não estão presentes e um lugar vazio na mesa recorda-nos a sua ausência, compromissos que não conseguimos recusar, sentimo-nos obrigados a aceitar participar em atividades que não queremos, temos demasiadas coisas que fazer e queremos ser perfeitas em tudo o que fazemos: anfitriãs perfeitas, cozinheiras perfeitas, etc.

Todos estes fatores geram conflitos internos e com os demais, e podem estragar-nos os planos e as férias.

Algumas pistas para desfrutar sem conflitos

  • Seja realista ao planear o número de pessoas com que pode e quer estar nestas datas. Amigos da escola, familiares, entes queridos que vivem fora e voltam nesta altura. Não pode dizer que sim a tudo. As férias são limitadas e também precisa de tempo para si. Por isso é fundamental estabelecer prioridades. Decida primeiro com quem lhe apetece realmente estar e quanto tempo quer passar com essas pessoas. Depois, organize as atividades a que quer dedicar-se estes dias: cinema, teatro, espetáculos. Não se esqueça de guardar tempo só para si. E por último, tente enquadrar os compromissos ou planos menos importantes. Desta forma, será mais fácil decidir se realmente tem tempo para eles.
  • A verdade é que o mundo não vai acabar se decidir não ir a determinado evento familiar, ou se o seu companheiro e você não vão juntos ao mesmo jantar? As nossas decisões não têm necessariamente que ter consequências catastróficas. Este ano tente fazer as coisas de forma diferente, decida você mesma ao que quer ir ou não.
  • As reuniões familiares podem fazer com que (re)apareçam rivalidades ou problemas que ficaram por resolver. Se até agora não os enfrentou, seja realista: este não é o melhor momento. Os conflitos e mal-entendidos resolvem-se falando em momentos mais adequados e de forma direta. Nestas festas juntamo-nos para desfrutar e lembrarmo-nos do que nos une e não do que nos separa.
  • Não procure a perfeição. Se é você que organiza um evento natalício este ano, tenha como certo que ninguém vai fixar-se em se a comida está melhor ou pior do que em outros anos, mas sim nas gargalhadas e no tempo que passam juntos. Não passe todo o tempo enfiada na cozinha, senão a sua família nem irá vê-la sentada à mesa. É uma perda de tempo para si e para eles.

Lembre-se do que é realmente importante nestas datas: desfrute do seu tempo livre, dos seus entes queridos, e dedique um tempo a si mesma.

Pode também interessar-lhe...

  • Prepare-se para os excessos do NatalPrepare-se para os excessos do Natal O Natal está prestes a chegar e com ele os excessos. Almoços intermináveis em família, doces irresistíveis, álcool... E nem sempre tomamos […]
  • Evite engordar três quilos no NatalEvite engordar três quilos no Natal Propomos-lhe alguns truques simples para cuidar de si nesta época festiva para que não se prive de nada, cozinhando pratos leves e […]
  • A etapa das oportunidadesA etapa das oportunidades A menopausa deixou de ser vista como o fim da vida da mulher e converteu-se num novo começo, cheio de oportunidades. Aprenda a tirar […]
  • Não se esqueça de si este Natal!Não se esqueça de si este Natal! Cuide dos outros sem se retirar a si própria da lista. Não permita que toda a responsabilidade dos preparativos seja toda sua, não exija a […]
Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário