1 – Uma seleção brilhante. A absorção de vitamina D é um dos benefícios oferecidos pelos raios solares. É boa para prevenir a osteoporose na menopausa e para nos ajudar a renovar energias. No entanto, não devemos abusar. É recomendado não se expor ao sol mais de 15 a 30 minutos diários. Uma exposição solar excessiva pode causar o aparecimento de manchas, o aumento de rugas na pele e, inclusive, queimaduras.
Na hora de escolher um protetor solar, a primeira coisa que devemos ter presente é que a escolha depende do nosso tipo de pele, bem como da intensidade dos raios UV. Por isso, é importante selecionar um fator apropriado. Nem todos os protetores são adequados para nós. Por exemplo, devemos evitar os que estão compostos por alergénios, quer dizer, fragrâncias como o citronelol ou o geraniol. Além disso, o departamento de farmacologia da Universidade de Zurique denunciou que muitos protetores solares têm uma atividade hormonal, o que significa que funcionam como disruptores endócrinos. Isto pode afetar a nossa saúde em termos de deficiência vitamínica.
2 – Alternativas naturais. Existem protetores com filtros físicos, também conhecidos como bloqueadores solares, que contêm minerais inofensivos como o óxido de zinco e o dióxido de titânio. Atuam como uma capa na pele que reflete a luz solar para que os raios não penetrem no nosso organismo e sejam nocivos.
Não é só importante proteger a pele, também devemos proteger o cabelo, já que a intensidade dos raios solares afeta o couro cabeludo. Existem protetores específicos que evitarão o encrespado, a perda de elasticidade, a secura e favorecerão a hidratação.
3 – E depois do sol, o que fazer? Deverá hidratar-se bem e beber muitos líquidos. É recomendável utilizar after sun depois da exposição ao sol, visto que possui componentes anti-inflamatórios, como a enoxolona, e a sua base mentolada ajuda a acalmar a comichão.
De todas as formas, se a sua pele é especialmente sensível aos efeitos do sol, consulte um especialista para que lhe recomende os produtos mais apropriados.