TENA

Home Psicologia Ansiedade e pavimento pélvico: como quebrar o círculo vicioso

Ansiedade e pavimento pélvico: como quebrar o círculo vicioso

Featured


Ansiedade e pavimento pélvico: como quebrar o círculo vicioso
0 104

O stress prolongado pode colocar os músculos sob tensão, acabando por afetar o pavimento pélvico e podendo mesmo causar incontinência. Esta perda de controlo pode gerar ainda mais ansiedade, alimentando e agravando o problema. Existem técnicas que ajudam a quebrar esta dinâmica e a recuperar o equilíbrio.




Qualquer mulher que esteja a passar pela pré-menopausa ou pela menopausa sabe que esta é uma fase em que, devido às oscilações hormonais, a vida pode decorrer num vaivém de emoções. Quando a ansiedade entra na equação, alguns aspetos podem complicar-se e, na verdade, ansiedade e pavimento pélvico têm um vínculo silencioso que muitas mulheres ignoram, mas que está presente. Por isso, importa não perder de vista que são conceitos que se retroalimentam: um agrava o outro e, se um melhorar, o outro também melhora.

Ansiedade e pavimento pélvico, que relação existe?

Qualquer processo de ansiedade ativa o sistema nervoso simpático, gerando uma resposta de fuga. Neste estado, os músculos do corpo ficam tensos, e os do pavimento pélvico não são exceção. Se esta situação de rigidez se torna crónica, estes músculos perdem o seu tónus normal, provocando dor e podendo originar urgência urinária, e até mesmo incontinência.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si