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Mindfulness e sexo: funcionam juntos?

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Sabe qual a relação entre o mindfulness e o sexo? A capacidade de controlo do nosso próprio corpo e dos estímulos que recebemos podem ajudar-nos a ter relações sexuais mais plenas. Contamos-lhe tudo!




Esta ideia vai certamente surpreendê-la: sexo e mindfulness?! Sim, o ritmo de vida que levamos, a falta de capacidade para mantermos a nossa mente concentrada e focada pode afetar-nos em muitas áreas das nossas vidas: alimentação, relações pessoais, trabalho, família e, claro, também no sexo!

O excesso de preocupações e ser difícil termos a nossa mente tranquila e concentrada afeta a nossa vida sexual, sobretudo em dois aspetos. Em primeiro lugar, na nossa resposta de excitação. Quando estamos stressadas e com a nossa mente cheia de preocupações não há espaço para a excitação sexual: não estamos com disposição ou não nos fixamos nos sinais que o nosso parceiro nos vai lançando. Isto desemboca em inibição do desejo.

Em segundo lugar, na nossa capacidade para estarmos realmente presentes e conscientes, gozando de uma relação sexual plena. Muitas pessoas que sofrem de stress comentam: “não consigo concentrar-me”, “não estou no que estou”, “os pensamentos surgem-me e não consigo deixá-los de lado”. Isto dá lugar a orgasmos de menor intensidade e mesmo a anorgasmia, quer dizer, à dificuldade de alcançar um orgasmo através da estimulação sexual.

mindfulness treina a nossa capacidade para prestar atenção ao momento presente e concentrar-nos na tarefa que estamos a fazer. A sexualidade precisa desta “atenção plena” para ser desfrutada numa entrega completa com o nosso parceiro sexual. Esta forma de viver a sexualidade dá lugar a relações mais intensas e satisfatórias.

Além do treino habitual nas técnicas de mindfulness, para sermos capazes de gerir os pensamentos, os três aspetos principais do uso desta técnica para melhorar a nossa vida sexual são os seguintes:

  • Durante o dia, tente prestar atenção ao seu companheiro: observe a roupa que tem vestida, como se movimenta, o que gosta da sua forma de falar ou sorrir… Deste modo, estamos a despertar os sentidos e o nosso desejo.
  • Durante a relação sexual, o nosso objetivo principal é mudar a atenção dos pensamentos para os sentidos, concentrando-nos exclusivamente no sensorial. Desfrute do odor da pele do seu companheiro; sinta o seu tato, beije de maneira lenta e consciente, saboreie cada momento, respire profundamente e ouça as vossas respirações. Goze de uma relação sexual sem pressas.
  • Aceite conscientemente tudo o que vai acontecendo, sem julgamentos e sem expectativas, desfrutando simplesmente do momentoPara isso, os exercícios de atenção ao sensorial e o treino diário em alguns minutos de meditação são fundamentais.

Não deixe de lado o sexo. Preste atenção, dedique-lhe tempo e volte a desfrutar plenamente!

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