Tem dificuldades em adormecer? Relaxe ao jantar
Dieta
Se sofre de insónias, o que come antes de se deitar é muito mais importante do que pensa. Propomos-lhe que introduza na sua alimentação alguns alimentos que, dada a sua composição, a ajudem a melhorar a qualidade do seu sono.
A alteração do sono é um sintoma frequente na menopausa. Mas sabia que outro factor que também a afectam é a ingestão de certos alimentos antes de dormir?
Propomos-lhe que consuma alguns alimentos que a partir de agora não deverão ser excluídos da sua lista de compras, porque na sua composição incluem elementos como a melatonina e o triptofano, que a vão ajudar a relaxar e a desfrutar de um sono de melhor qualidade e duração. Conheça as suas propriedades e tire proveito deles.
Frutas: cerejas e bananas
Cerejas: são grandes aliadas contra os sintomas da menopausa. São ricas em melatonina, a hormona que regula o ciclo do sono.
Bananas: quanto mais maduras melhor. Esta fruta é ainda rica em potássio, magnésio e cálcio, contém triptofano, um aminoácido que o nosso corpo utiliza para produzir seratonina, que intervém na regulação do sono.
Frutos secos: amêndoas e nozes
São uma excelente fonte de antioxidantes e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, mas sabia que também contêm elevada quantidade de melatonina?
Peixes ricos em Omega3
Salmão e trutas: os peixes ricos em Omega-3, como a truta e o salmão, são uma opção saudável para o jantar porque contêm triptofano.
Carnes brancas
Frango e peru: não só ajudam a ter uma digestão fácil, como também contêm o aminoácido triptofano. Pode acompanhar com uma salada ou uma fatia de pão integral… Vai descansar melhor!
Laticínios: o iogurte
Também é um alimento rico em triptofano, e por isso ajuda a adormecer. E se lhe juntar um pouco de mel, ainda melhor! O mel contém açúcares naturais que ajudam a produzir melatonina, que nos permite dormir melhor.
Todos estes alimentos fazem parte de uma alimentação saudável e podem melhorar a sua qualidade de vida nesta etapa. Mas de qualquer forma, se esta recomendação alimentar e outros conselhos que pode encontrar no Centrada em Si não a ajudam contras as insónias, consulte o seu médico para averiguar se no seu caso é necessário iniciar um tratamento que mitigue os sintomas mais incómodos da menopausa.