Sabe urinar corretamente?
Pavimento pélvico e saúde
Se quando vai à casa de banho sente necessidade de ajudar a urina a sair da bexiga, cuidado! É possível que a sua forma de urinar não seja a correta. Dizemos-lhe como poderá detetar este problema.
A ação de expulsar a urina da bexiga para o exterior é um processo fisiológico controlado pelo nosso sistema nervoso autónomo. É este sistema que se responsabiliza pela contração das paredes vesicais durante o tempo necessário para que a bexiga se esvazie completamente.
Para que a urina possa sair com normalidade é imprescindível que a uretra, o canal por onde sai a urina para o exterior, esteja completamente aberta. Se por algum motivo este canal se encontrar fechado, impedirá a saída da urina e então talvez se sinta a necessidade de fazer força com os abdominais da mesma forma à que se faz quando temos problemas de obstipação e queremos forçar a evacuação das fezes (as duas práticas são muito nocivas para o nosso pavimento pélvico).
Se precisa de fazer força para que a urina saia, atenção! Algo está a falhar.
Se isto acontecer, deve saber que algo não está a funcionar bem e que estas práticas podem estar a alterar o funcionamento correto da bexiga e do esfíncter uretral e a danificar o seu pavimento pélvico, o que além disso pode gerar incontinência urinária.
Porque a uretra pode estar fechada durante a micção?
- Problemas neurológicos que façam com que haja uma atividade muscular aumentada na uretra durante a micção.
- Uma obstrução.
- Um padrão de comportamento incorreto: o que é denominado por micção não coordenada.
Quando não existem obstruções no canal nem problemas neurológicos, é possível que a causa esteja relacionada com não sabermos relaxar o esfíncter uretral. Isto por não termos aprendido a urinar corretamente em criança. Geralmente, não costumamos falar do modo como urinamos, pelo que se por alguma razão adotámos este comportamento e não provocou problemas que nos tenham chamado a atenção, ninguém terá corregido este padrão.
No processo fisiológico normal, para que a uretra esteja completamente aberta é imprescindível que o esfíncter esteja completamente relaxado. Neste caso, o que acontece é que a mulher, em vez de relaxar o esfíncter uretral, faz a contração voluntariamente. Se julga que tem este problema, não duvide em consultar o médico ou algum fisioterapeuta especializado em pavimento pélvico.
Como se corrige?
É imprescindível aprender a relaxar e contrair os músculos do pavimento pélvico e do esfíncter uretral com reabilitação. O seu fisioterapeuta pode utilizar aparelhos de biofeedback para que visualize pessoalmente num ecrã como é capaz de relaxar os músculos do pavimento pélvico e do esfíncter.
Deverá integrar esta atividade de relaxamento do pavimento pélvico de forma diária e realizá-la durante todas as micções até que veja que já não tem necessidade de fazer força e que a urina sai sem nenhum tipo de intervenção da sua parte.