Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Pavimento pélvico Pavimento pélvico e saúde Prevenir as infeções urinárias repetitivas
banner_MUESTRA

Prevenir as infeções urinárias repetitivas

Pavimento pélvico e saúde

0 7034

Quem nunca esteve nesta situação? De repente, surge uma vontade constante de ir à casa de banho, ardor e até mesmo dor ao urinar. A cistite é uma infeção recorrente associada também ao pavimento pélvico.


Partilhe com as suas amigas:

A seguir às respiratórias, as infeções urinárias (especificamente aquelas relacionadas com a bexiga ou “cistite”) são as mais frequentes. Além disso, são um dos problemas mais comuns quando o pavimento pélvico se encontra debilitado.

Quais são os sintomas de uma cistite? Se sente ardor ao urinar, precisa de ir muitas vezes com urgência à casa de banho, sente dor abdominal no fundo da barriga ou tem a sensação de que não esvaziou totalmente a bexiga logo após ter urinado, é muito provável que tenha uma infeção urinária.

Os mirtilos são uma forma magnífica de prevenir as infeções frequentes.

O que causa a infeção?

As bactérias colonizam a entrada da vagina e acedem à uretra por meio da qual sobem até à bexiga. Em circunstâncias normais, são eliminadas pelo fluxo vaginal e pelas propriedades antibacterianas da urina. Contudo, quando tal não ocorre, aderem ao epitélio da bexiga, reproduzem-se e acabam por provocar uma inflamação.

Alguns fatores físicos, como humidade excessiva, produtos químicos (como geles de banho inapropriados) ou idas à piscina, alteram a flora e os seus mecanismos de defesa, propiciando as infeções urinárias, pelo que o verão é uma época em que as infeções urinárias abundam.

Se teve duas cistites num período de seis meses ou pelo menos três num ano, sofre de cistite recorrente ou infeção urinária repetitiva. Esta patologia é especialmente frequente em mulheres sexualmente ativas – que podem detetar os sintomas após o coito, uma vez que tal favorece a colonização das bactérias – e na menopausa. Também é considerada uma infeção de risco para mulheres que apresentam patologias do pavimento pélvico, como incontinência urinária, cistocele ou prolapso genital.

Como se podem prevenir?

Descobriu-se que os mirtilos têm a capacidade de inibir a adesão das bactérias às células do epitélio da bexiga e reduzem significativamente o número de infeções urinárias. Pode comprar mirtilos nas frutarias e pode consumi-los como sobremesa, num sumo ou até numa salada. Se preferir, pode optar por comprimidos e cápsulas de mirtilo disponíveis nas ervanárias ou farmácias.

Se padece de infeção urinária repetitiva e não quer tomar antibióticos constantemente, o mirtilo é um magnífico meio de prevenção. Consulte o seu médico para saber qual é o tratamento e a duração mais adequados ao seu caso.

Além disso, se sofre de incontinência urinária, lembre-se que é importante confiar num produto adequado para o pH e a densidade da urina, como os da gama TENA Lady, para que possa sentir-se confiante e protegida. Peça amostras gratuitas aqui.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos o seu comentário