TENA

Centrada em si > Pavimento pélvico > Incontinência > O que é um estudo urodinâmico?
Home Pavimento pélvico Incontinência O que é um estudo urodinâmico?

O que é um estudo urodinâmico?

Incontinência


0 10338

O seu médico poderá pedir-lhe para fazer este exame se tiver problemas de perdas de urina ou estiver para fazer uma intervenção cirúrgica por prolapso. Com este exame é possível verificar como está a funcionar o aparelho urinário. Quer saber de que se trata?




Um estudo urodinâmico é realizado com o auxílio de tecnologia muito avançada, disponibiliza um diagnóstico preciso sobre o funcionamento do aparelho urinário e, portanto, é um exame importante para o tratamento de problemas como incontinência urinária, dificuldade para urinar ou problemas da bexiga por eventuais prolapsos. É muito provável que o seu médico lhe recomende a realização deste exame se tiver um destes problemas.

Este moderno exame permite provocar e reproduzir os sintomas urinários que o doente sente no seu dia a dia e registá-los de forma gráfica durante as fases de enchimento e esvaziamento da bexiga. Deste modo, é possível avaliar como está a funcionar a bexiga e a uretra, a sua elasticidade e o volume de líquido que a bexiga é capaz de armazenar.

Este exame regista o comportamento da bexiga para um diagnóstico e um tratamento adequados.

O exame é muito simples, pode ser um pouco incómodo, mas não é doloroso e costuma ter uma duração de 45 a 60 minutos. O procedimento divide-se em duas fases:

  • Fase de enchimento. Nesta fase, é introduzida água destilada na bexiga através de uma sonda. O gráfico regista no paralelo os dados da pressão vesical e retal (com outra sonda) e as possíveis perdas de líquido enquanto se vai enchendo a bexiga.
  • Fase de esvaziamento. Nesta fase, são registados os mesmos tipos de dados enquanto se vai esvaziando a bexiga.

Entre as medições, o estudo permite avaliar que tipo de incontinência se padece, as suas características e, portanto, qual é o tratamento mais adequado para cada caso. 

De todas as formas, se tiver problemas de perdas de urina, enquanto não resolve o problema, recomendamos-lhe que confie num produto adequado como são os absorventes específicos para o pH e a densidade da urina. Peça aqui a sua amostra grátis.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas: