Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Menopausa Cuide do seu coração na menopausa
banner_MUESTRA

Cuide do seu coração na menopausa

Menopausa

coracão
0 33781

Sabia que os problemas cardiovasculares são mais comuns nas mulheres durante a menopausa? Contamos-lhe quais os motivos, e sobretudo, o que pode fazer para preveni-los.


Partilhe com as suas amigas:

Porque é que somos mais propensas a ter problemas cardiovasculares na menopausa? Uma vez mais a resposta está nos estrogénios. Estas hormonas que tanto alteram as nossas circunstâncias durante a idade fértil também protegem a nossa estrutura óssea, pele e saúde cardiovascular.

Os estrogénios protegem o nosso coração e têm um efeito benéfico na camada interna das paredes arteriais, porque ajudam a manter flexíveis os vasos sanguíneos. Por isso, durante a menopausa estamos mais vulneráveis a sofrer de doenças cardiovasculares.

Como se não fosse suficiente, na menopausa alteram-se alguns dos fatores de risco cardiovasculares: há um aumento da pressão arterial, os níveis de LDL, o colesterol ‘mau’ e diminuição do HDL, o ‘bom’. Também nesta etapa podem aumentar os triglicerídeos.

Por isso, e se bem que é importante cuidarmos de nós em todas as etapas da nossa vida, se durante a idade madura adoptarmos um estilo de vida saudável, podemos prevenir complicações graves como ataques cardíacos ou acidentes vasculares. Não nos esqueçamos que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e uma das mais frequentes da mulher portuguesa durante a menopausa.

Fatores de risco

Quando chegar ou se estivel na menopausa à menopausa, a nossa principal recomendação é que vá ao médico para fazer um check up completo. Aproveite essa consulta para informar-se sobre os fatores de risco cardiovascular mais importantes, mas fazemos-lhe aqui um pequeno resumo:

  • Tabagismo
  • Excesso de peso
  • Níveis de colesterol LDL elevados
  • Hipertensão arterial
  • Diabetes mellitus

Estas dois últimos pontos têm maior incidência nas mulheres do que nos homens. Nos restantes, dado que a maioria dos problemas cardíacos podem ser prevenidos com educação e mudança de seu estilo de vida, pode assumir , até certo ponto, o controlo.

Para reduzir o risco de sofrer de problemas cardiovasculares:

É importante que neste momento da sua vida evite fatores de risco como o sedentarismo, e cuide do seu coração adotando algumas medidas simples como as que se seguem:

  • Elimine o tabaco da sua vida.
  • Realize atividade física moderada de forma regular. Se não é desportista, é suficiente caminhar a velocidade moderada durante meia hora por dia.
  • Opte por uma alimentação saudável e equilibrada: a dieta deve ser rica em alimentos que contenham cálcio cardiosaudável; evite consumir bebidas alcoólicas e o excesso de café; diminua a ingestão de calorias ao final do dia, sobretudo ao jantar, e enriqueça o pequeno almoço.
  • Controle os seus níveis de glucose no sangue.
  • Meça a tensão arterial regulamente.
  • Controle os seus níveis de colesterol.
  • E sobretudo, faça um check up pelo menos uma vez por ano.

Como pode ver, não há uma fórmula mágica: a chave está numa dieta equilibrada, praticar exercício e eliminar os tóxicos da sua vida. Vamos a isso!

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário