Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Saúde Dieta Que não lhe falte o cálcio!
banner_MUESTRA

Que não lhe falte o cálcio!

Dieta

Que não lhe falte o cálcio
0 3485

Sabia que este mineral não está presente apenas nos laticínios? Os brócolos ou o salmão são alguns produtos ricos em cálcio. E que, além de ser benéfico para os nossos ossos, o cálcio tem muitas outras propriedades? Vamos mostrar-lhe quais e onde encontrá-las.


Partilhe com as suas amigas:

O cálcio é geralmente associado à formação, fortalecimento e conservação dos ossos e dos dentes. Mas este mineral é imprescindível para um grande número de processos internos.

  • Auxilia na coagulação do sangue
  • Diminui o risco de osteoporose
  • Garante o funcionamento do coração, dos nervos e dos músculos
  • Alivia as cãibras nas pernas
  • Melhora a síndrome pré-menstrual

Alguns estudos recentes encontraram, além destes, outros efeitos do consumo de alimentos ricos em cálcio. Juntamente com o potássio e o magnésio, o cálcio está indicado para as pessoas que sofrem de hipertensão arterial, já que ajuda a equilibrar os níveis de tensão.

Além disso, observou-se maior incidência do excesso de peso nas pessoas que ingerem menos cálcio. Por isso, atualmente, sugere-se a introdução de produtos lácteos magros na dieta de quem pretender controlar o seu peso corporal. A ingestão de cálcio também está relacionada com uma maior proteção contra o aparecimento de certos tipos de cancro, como os da mama ou do cólon.

Se por gosto pessoal ou por intolerância não toma laticínios, pode encontrar o cálcio de que necessita nos seguintes alimentos:

  • Verduras: espinafres, couve crespa, cebola, alcachofra ou brócolos.
  • Leguminosas: feijão branco, grão-de-bico cozido, lentilhas e soja.
  • Peixe: anchovas, sardinhas, linguado, salmão, frutos do mar.

Recomenda-se entre duas e três doses diárias de laticínios. Na gravidez e a partir da menopausa deve-se aumentar para entre três e quatro doses.

E não se esqueça das vitaminas C e D para fixar o cálcio!

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário