Os estrogénios protegem o nosso coração e têm um efeito benéfico na camada interna das paredes arteriais, porque ajudam a manter flexíveis os vasos sanguíneos. Por isso, durante a menopausa estamos mais vulneráveis a sofrer de doenças cardiovasculares.
Como se não fosse suficiente, na menopausa alteram-se alguns dos fatores de risco cardiovasculares: há um aumento da pressão arterial, os níveis de LDL, o colesterol ‘mau’ e diminuição do HDL, o ‘bom’. Também nesta etapa podem aumentar os triglicerídeos.
Por isso, e se bem que é importante cuidarmos de nós em todas as etapas da nossa vida, se durante a idade madura adoptarmos um estilo de vida saudável, podemos prevenir complicações graves como ataques cardíacos ou acidentes vasculares. Não nos esqueçamos que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e uma das mais frequentes da mulher portuguesa durante a menopausa.
Fatores de risco
Quando chegar ou se estivel na menopausa à menopausa, a nossa principal recomendação é que vá ao médico para fazer um check up completo. Aproveite essa consulta para informar-se sobre os fatores de risco cardiovascular mais importantes, mas fazemos-lhe aqui um pequeno resumo:
- Tabagismo
- Excesso de peso
- Níveis de colesterol LDL elevados
- Hipertensão arterial
- Diabetes mellitus
Estas dois últimos pontos têm maior incidência nas mulheres do que nos homens. Nos restantes, dado que a maioria dos problemas cardíacos podem ser prevenidos com educação e mudança de seu estilo de vida, pode assumir , até certo ponto, o controlo.
Para reduzir o risco de sofrer de problemas cardiovasculares:
É importante que neste momento da sua vida evite fatores de risco como o sedentarismo, e cuide do seu coração adotando algumas medidas simples como as que se seguem:
- Elimine o tabaco da sua vida.
- Realize atividade física moderada de forma regular. Se não é desportista, é suficiente caminhar a velocidade moderada durante meia hora por dia.
- Opte por uma alimentação saudável e equilibrada: a dieta deve ser rica em alimentos que contenham cálcio cardiosaudável; evite consumir bebidas alcoólicas e o excesso de café; diminua a ingestão de calorias ao final do dia, sobretudo ao jantar, e enriqueça o pequeno almoço.
- Controle os seus níveis de glucose no sangue.
- Meça a tensão arterial regulamente.
- Controle os seus níveis de colesterol.
- E sobretudo, faça um check up pelo menos uma vez por ano.
Como pode ver, não há uma fórmula mágica: a chave está numa dieta equilibrada, praticar exercício e eliminar os tóxicos da sua vida. Vamos a isso!