Benefícios mentais do running
Atividade física
Está mais do que comprovado que o running tem inúmeros benefícios físicos para quem o pratica. Mas além disso, contribui para melhorar a nossa autoestima, capacidade cognitiva e melhora o nosso humor. Pronta para começar?
Fazer exercício físico não só é bom para o nosso corpo e saúde, como também para a nossa mente e emoções. Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que quando fazemos exercício físico regularmente sentimo-nos melhor. Correr é uma opção que não requer especial preparação, nem um local específico onde praticar, pelo que conseguimos “escapar” à preguiça ou adiar as sessões de treino com o infame “amanhã vou”.
Durante a menopausa, as emoções alteram-se com maior intensidade, e geram ansiedade. Praticar desporto pode ajudar-nos a gerir melhor estas emoções. Ultimamente, o running está muito na moda, e converteu-se num dos desportos de eleição entre a população em geral. É adequado para nós? Sim, se temos o pavimento pélvico em forma. Se não, não é o desporto certo para si.
Cuidado! Pratique este desporto se o seu pavimento pélvico está em boas condições
Quando começamos a correr, temos que ter em conta que este é um desporto de impacto elevado e se temos problemas de pavimento pélvico (perdas de urina ou prolapso) será mais prejudicial do que proveitoso, e piorará a nossa lesão. Assim, devemos sempre consultar o nosso médico antes de começarmos a correr.
Mas se a nossa musculatura pélvica está em boas condições, e queremos experimentar o running, é muito importante praticar exercícios de fortalecimento do pavimento pélvico para fazer frente ao impacto que esta atividade tem sobre o mesmo. Se quer correr, corra, mas tonifique o seu pavimento pélvico com regularidade.
Quais sãos os benefícios do running para nós?
- É um tempo só nosso, no qual podemos centrar o nosso pensamento.
- Melhora a forma como nos vemos a nós mesmas e a nossa autoestima. À medida que a idade avança, vemos como o nosso corpo muda e muitas vezes sentimo-nos mais debilitadas, menos ágeis ou com menos força. O exercício físico ajuda-nos melhor este cenário. Além disso, ajuda-nos a estabelecer metas e a cumpri-las, e por isso faz com que a nossa autoconfiança aumente, mostrando-nos que podemos ser bem-sucedidas no que nos propomos fazer.
- Promove valores tão importantes na nossa vida como a disciplina ou capacidade de automotivação.
- Ajuda a reduzir os níveis de ansiedade.
- Influencia a nossa sensação de felicidade. Segundo vários estudos científicos, praticar regularmente desporto tem influência direta na felicidade.
- A atividade física também produz em nós uma melhoria a nível cognitivo. Durante a prática de exercícios aeróbicos, aumenta o fluxo sanguíneo cerebral. Além disso, previne a degeneração cognitiva, impulsiona a criação de novas conexões entre os neurónios, melhora a capacidade de concentração e a memória.
- Quando corremos o corpo produz endorfinas, substâncias que nos proporcionam uma sensação de prazer e bem-estar.