Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Psicologia A etapa das oportunidades
banner_MUESTRA

A etapa das oportunidades

Psicologia

oportunidades-700x467
0 23947

A menopausa deixou de ser vista como o fim da vida da mulher e converteu-se num novo começo, cheio de oportunidades. Aprenda a tirar proveito máximo desta etapa. Leia as nossas dicas.


Partilhe com as suas amigas:

Até algumas décadas, e a partir de certa idade, a passagem dos anos era sinónimo de doença e solidão. Uma imagem muito distante da mulher dos nossos dias, que vive mais e melhor, é mais ativa, participa em diversas atividades, cuida de si mesma e tem projetos próprios. Enfrentar a fase madura que se inicia com a menopausa já não é um caminho sem retorno, mas sim o início de uma nova etapa cheia de possibilidades.

Adaptar-se às mudanças e às perdas de urina que por vezes acompanham o passar dos anos é um desafio, mas é também uma excelente oportunidade para se reinventar. Na verdade, se não o fazemos, se não o encaramos como um ponto de inflexão, amadurecemos como as nossas avós amadureciam.

As mulheres estão cada vez mais preparadas para esta fase. E o número de mulheres que estudaram e integram a força laboral, e que estão a amadurecer, aumentou também.

E você, está preparada? Damos-lhe alguns conselhos para iniciar o processo:

  • Goste de si mesma: para se sentir bem, tem de gostar de si. Aceite as mudanças que acompanham o passar do tempo e seja verdadeira consigo mesma. A maturidade está repleta de nuances que devemos explorar. Tem toda uma ‘vida’ à sua frente, aproveite-a. Seja positiva e ria muito. A vontade de viver é tão importante como praticar exercício físico.
  • Aprenda a relativizar: aprecie as vantagens e a minimize os inconvenientes da idade (alterações físicas, as possíveis perdas de urina, indisposições…). Não se limite. Dê a volta à situação. Recolha informações e controle as suas circunstâncias.
  • Pratique exercício físico regularmente: é fundamental para viver mais e em melhores condições, de forma saudável. E não só a nível físico mas também, e muito mais importante, a nível mental. Crie uma rotina que lhe proporcione mais e melhores benefícios, e se ainda o pratica com mais alguém, vai fortalecer relações sociais e criar uma rede de apoio para manter a disciplina.
  • Viva o presente: saia e divirta-se. Reserve tempo para si, para as suas amigas, para o que gosta de fazer. Passeie, fale, ria. Relacione-se as pessoas importantes da sua vida. Introduza “intervalos de recreio” pessoais na sua vida diária.
  • Aprenda: retome um hobbie de que gostava ou dedique-se a um novo. Atreva-se a estabelecer novos desafios e surpreenda-se. Lembre-se que aprendendo coisas novas, vai sentir-se mais viva.
  • Comprometa-se: sabemos como são estas coisas. Como filhas, mães,… Mulheres em geral. Mas se além da família, se envolver com o que a rodeia, de acordo com o que pensa e com o que quer, vai sentir-se mais forte e fiel a si mesma.
  • Defina novos projetos: se tem um sonho, agora é o momento certo para dedicar-se a ele. Se quer partilhar os seus conhecimentos, ajudar os outros… Porque não seguir em frente? Qualquer meta que a faça sentir feliz. Só tem que acreditar em si mesma e tentar.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário