TENA

Home Psicologia Astenia outonal: caem as folhas… e cai também a sua energia?

Astenia outonal: caem as folhas… e cai também a sua energia?

Featured


Astenia outonal: caem as folhas… e cai também a sua energia?
0 9489

É o momento de contrariar a quebra que chega todos os anos quando o verão termina. Não se trata de depressão pós-férias, salientam os médicos. Escolher melhor a alimentação ou fazer exercício pode facilitar a travessia desta fase com mais força e motivação.




Para muitas pessoas, o outono é a estação favorita, mas para outras aquilo que poderia ser o momento romântico de voltar a vestir roupa de manga comprida e pedir uma bebida quente tem um lado menos positivo. Sem perceber porquê, passam o dia a bocejar, sentindo que até as pequenas tarefas custam imenso e, emocionalmente, não se sentem propriamente muito animadas. Se é o seu caso, mantenha a calma: está perante um quadro de astenia outonal – uma combinação de fadiga, apatia e falta de energia que surge quando os dias se tornam mais curtos e a luz solar vai diminuindo. Mas as más notícias ficam por aqui. Os sintomas da astenia outonal têm explicação científica e, portanto, solução.

A astenia outonal é uma adaptação temporária à mudança de estação, ou seja, não se trata de uma doença. E a explicação para este cansaço no outono é simples. Para surpresa de poucos, está nas hormonas: menos luz equivale a mais melatonina (a hormona do sono) e a menos serotonina (a hormona do bom humor). O resultado? Quebra física e anímica.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si