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Home Saúde Actividade física Qual é a atividade recomendável na menopausa?

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O 50º aniversário marca um ponto de inflexão na vida, sobretudo da mulher. Independentemente do seu estado de saúde ou de sofrer ou não de uma doença, a atividade física regular permite controlar melhor os “inconvenientes” que acompanham o envelhecimento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a atividade física como o movimento realizado ao longo do dia, incluindo no trabalho, na vida diária, nas atividades recreativas ou enquanto praticamos exercício e atividades desportivas.

Que benefícios tem a atividade física?

  • Físicos: a atividade física traz benefícios imediatos: ajuda a regular os níveis de glucose no sangue, estimula a atividade das catecolaminas (hormonas que participam em muitos processos fisiológicos) e melhora o sono. A longo prazo, o exercício melhora a função cardiovascular, a resistência e a força muscular, a flexibilidade, o equilíbrio, a velocidade do movimento e a coordenação.
  • Psicológicos: o exercício favorece o relaxamento, reduz o stress e a ansiedade e melhora o bem-estar, mas também influi positivamente na nossa saúde mental e retarda o declínio do sistema nervoso central. Além disso, quando praticado em grupo, ajuda-nos a melhorar a integração social e a fazer novas amizades.
  • Sociais: em geral, a prática de exercício pelas mulheres a partir dos 50 anos de idade proporciona uma importante redução dos custos sociais em termos de saúde e bem-estar.

Qual é a atividade física aconselhável?

Muitas mulheres desenvolvem ao longo do dia uma atividade física intensa sem executar um programa de exercícios. Ir às compras, cozinhar, limpar, trabalhar, permite-lhes manter um nível de atividade adequado, mesmo sem um elevado grau de atividade aeróbica. Portanto, a primeira mensagem que devemos ter claramente em mente é que devemos manter-nos ativas na nossa vida diária.

Contudo, na nossa sociedade industrializada, o estilo de vida que levamos está normalmente associado a um nível de atividade física abaixo do recomendável. Segundo a OMS, para que o exercício físico e o nosso estilo de vida sejam fisicamente ativos devemos seguir estas recomendações:

  • Não é necessário estar sob a supervisão de um monitor, nem de um centro desportivo para realizar uma atividade física individual ou em grupo, por exemplo, caminhar com as amigas ou praticar exercícios do pavimento pélvico de forma habitual.
  • Cada atividade física (estiramentos, relaxamento, treino aeróbico ou treino de força, entre outras) proporciona benefícios.
  • Devemos estabelecer como objetivo uma atividade física  simples e moderada (caminhar, dançar, subir escadas, nadar, andar de bicicleta, etc.).
  • É importante que o programa de exercícios inclua sempre: atividade aeróbica, treino de força muscular, flexibilidade e equilíbrio.
  • O exercício deve cobrir as suas necessidades e expectativas individuais.
  • Deve ser relaxante e agradável.
  • Deve ser divertido.
  • Deve ser regular, se possível diário.

Inclua na sua rotina diária exercícios de fortalecimento do pavimento pélvico para prevenir a incontinência urinária, entre outros incómodos, numa fase da vida em que a falta de estrogénios provoca mudanças importantes do tónus geral dos seus músculos.

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