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Cuidado! Os abdominais tradicionais não são benéficos

Actividade física

abdominales incorrectos
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Parecem imprescindíveis quando decidimos livrar-nos dos incómodos pneus da cintura, mas a verdade é que são muito prejudiciais para as mulheres e o nosso pavimento pélvico. Explicamos-lhe porquê.


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Quando falamos de abdominais, a primeira imagem que nos vem à mente é de uma mulher deitada de costas, com as pernas fletidas e os pés apoiados no chão, elevando a cabeça e os ombros para os aproximar das pernas. Quem é que nunca os fez? Sobretudo a pensar no verão. No entanto, os abdominais “tradicionais” estão muito longe de ser benéficos para a fisionomia feminina.

Este movimento implica uma forte contração dos músculos abdominais (principalmente os músculos superficiais do abdómen) e uma flexão do tronco. Ambos os mecanismos provocam um grande aumento da pressão dentro do abdómen e essa pressão dirige-se para o nosso pavimento pélvico. Se este estiver debilitado não suportará a pressão e ficará ainda mais fraco, aumentando os riscos de incontinência urinária e/ou prolapsos.

O abdominal tradicional provoca um grande aumento da pressão dentro do abdómen e sobre o pavimento pélvico que se deve sempre neutralizar.

Por outro lado, durante estes exercícios os músculos que trabalham mais são os superficiais do abdómen (oblíquos externos e retos abdominais). Treinar excessivamente esses músculos pode provocar um desequilíbrio entre o plano abdominal superficial e o profundo e este desequilíbrio é suscetível de causar problemas de estabilidade da coluna e do pavimento pélvico. Isto significa que praticar abdominais tradicionais de forma repetida pode provocar dores lombares e/ou incontinência urinária e/ou prolapsos.

Mas porque é que as mulheres fazem este tipo de abdominais? Na maioria dos casos a razão é puramente estética, para conseguir reduzir a gordura que se acumula na zona do ventre e ficar com um abdómen tipo “tablete de chocolate”. Porém, hoje em dia existem exercícios abdominais que não provocam os efeitos prejudiciais destes exercícios abdominais tradicionais e que conseguem maiores benefícios, não só estéticos mas também para a saúde da nossa coluna e do nosso pavimento pélvico. Quais são? Os abdominais que trabalham simultaneamente os planos superficiais abdominais e os profundos.

Se a prática de qualquer atividade física lhe tiver provocado enfraquecimento do pavimento pélvico e um dos seus sintomas for a incontinência urinária, consulte o seu médico para resolver o problema. Entretanto lembre-se de que é importante confiar num produto adequado, que a faça sentir-se segura e protegida, como os pensos específicos da TENA, concebidos para o pH e a densidade da urina. Quer experimentá-los? Solicite aqui a sua amostra grátis.

 

Fonte: centradaenti.es

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