Ajudam a prevenir problemas de saúde como diabetes, enfartes ou alguns tipos de cancro. Mas o seu grande valor para a nossa saúde é a quantidade de antioxidantes que fornecem, pelo que é uma aposta segura integrá-los na nossa dieta, sobretudo durante a menopausa.
Noz
É considerada por muitos a rainha dos frutos secos. Uma noz pode conter até o dobro da quantidade de antioxidantes (de melhor qualidade) do que qualquer outro alimento que também os contenha. Na verdade, fornece mais 2 a 15 vezes antioxidantes do que a vitamina E. O seu elevado teor em fitoestrogénios, componentes químicos que se podem encontrar em alguns alimentos de origem vegetal, fazem com que seja altamente recomendável para melhorar a densidade óssea, reduzir os níveis de colesterol e aliviar os afrontamentos.
A noz é considerada a rainha dos frutos secos. O seu consumo é benéfico para a pele, ossos e coração
Os médicos recomendam comer entre cinco e sete nozes por dia. Podem ser uma excelente alternativa para lanchar entre as principais refeições, podem ser adicionadas a saladas, bolos ou como ingrediente principal para fazer molhos.
Amêndoas
Conhecidas como a “aspirina natural”, as amêndoas são muito ricas em vitamina E, um potente antioxidante, com efeitos anti-envelhecimento. Comer 20 amêndoas por dia equivale a metade da dose diária recomendada de vitamina E. E ainda, são as melhores fontes de origem vegetal em termos de cálcio, estando por isso indicadas para prevenir a osteoporose.
Pistáchios
Os pistáchios são o aliado perfeito para combater o colesterol e a hipertensão provocada pelo stress. São também ricos em vitaminas A e C, têm propriedades antioxidantes e fornecem ao nosso organismo grandes quantidades dos minerais que necessitamos como selénio (reforça as nossas defesas), magnésio (fortalece os ossos), potássio (regula o ritmo cardíaco e a tensão arterial), e ferro (para transportar o oxigénio no sangue). Se forem consumidos com moderação, os pistáchios também ajudam a perder peso devido ao seu elevado conteúdo em fibra.
Avelãs
As avelãs são ricas em fibras e são ainda fonte de cálcio, sendo por isso indicadas para regular o colesterol, além terem também um alto poder antioxidante. Por terem elevado teor em ácido fólico são indicadas para grávidas, e como são ricas em fósforo, favorecem a memória e a concentração.