Todas as responsabilidades que temos de enfrentar não devem ser mais limitações que nos impedem de sair da nossa “zona de conforto”. O problema está quando caímos na conta que nem recordamos há quanto tempo vivemos a vida deste forma. Normalmente só nos damos conta quando já estamos saturadas, tristes, apáticas, irritadas ou irascíveis e, inclusive, com níveis elevados de ansiedade. Neste momento, o nosso corpo começa a pedir-nos ajuda.
Chegou o momento de romper estes mecanismos sociais e psicológicos que nos impendem de ser quem queremos ser. Limitemo-nos a cumprir com as obrigações que efetivamente nos compete levar a cabo. Deixe de sentir-se mal por não conseguir fazer tudo, deixe de pensar que tudo o que faz não é suficiente. Chegou a hora de comandar a sua própria vida, de tomar as rédeas, de gerir ativamente o seu projeto de vida, quer seja a nível familiar, profissional ou de casal.
Conselhos para reforçar a liderança do seu dia a dia:
1. Rodeie-se de pessoas que a inspirem. Qualquer pessoa que a motive a tirar partido do melhor de si é alguém que vale a pena ter por perto.
2. Valorize as pessoas que estão à sua volta, as que estão consigo nos bons momentos, mas sobretudo as que estão consigo nos maus.
3. Todas podemos ter dias maus, é completamente normal e não devemos evitar sentir-nos tristes. Contudo, mesmo nos piores dias acontecem coisas boas, temos que procurar forcar-nos nesses aspetos. Propomos-lhe um exercício: anote três coisas que a tenham feito sentir bem durante o dia. Isto vai ajudá-la a ver o copo meio cheio em vez do copo meio vazio.
4. Ter objetivos e ambições a largo prazo é fantástico, mas são as pequenas conquistas que nos fazem sentir satisfeitas e realizadas. Faça uma lista do que está a conseguir alcançar no seu dia a dia e celebre.
5. Não procrastine. Quanto mais adiar a resolução de um problema, maior serão os níveis de ansiedade e maior o esgotamento vital que vai sentir. Encare as dificuldades e procure ativamente solucionar os conflitos.
6. Dedique tempo a descobrir os seus pontos fortes e as suas capacidades, tudo aquilo que gostaria de potenciar ou aquilo que gostaria de trabalhar.
7. Procure viver plenamente o momento presente. Usufrua do que está a viver agora, porque a vida é só uma e viemos ao mundo para a viver com intensidade.
Confie nas suas qualidades e acredite em si. É a líder da sua própria vida!