Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

TENA Centrada em si
Home Psicologia A resiliência ou como superar os obstáculos da vida
TENA Silhouette

A resiliência ou como superar os obstáculos da vida

Psicologia

Resiliência
0 3814

O termo resiliência é usado para nos referirmos à capacidade que os seres humanos têm de crescer perante a adversidade, de seguir em frente apesar das dificuldades, das tempestades que a vida nos preparou.


Partilhe com as suas amigas:

A resiliência está relacionada com a nossa capacidade para nos adaptarmos às mudanças, mas não é apenas isto, é algo muito mais importante. Trata-se da capacidade de sair fortalecida das dificuldades. Aprender com as dificuldades da vida, conquistar recursos e conhecermo-nos melhor. Isto faz com que a nossa autoestima aumente e que, deste modo, sejamos cada vez mais resilientes perante problemas ou situações difíceis que poderão acontecer no futuro.

Já pensou alguma vez que não há autoestima sem desafios ou dificuldades que possamos superar e sentir-nos, por isso, melhor connosco mesmas? Pode parecer um cliché, mas as dificuldades são oportunidades para nos conhecermos melhor, crescer e aprender connosco mesmas.

Talvez possa cair na tentação de pensar que a resiliência é algo inato, que há pessoas que são mais fortes e pessoas que não o são tanto; ou que nascemos resilientes e é algo que está impresso nos nossos genes. No entanto, sabemos que isto não é assim. É verdade que há pessoas que têm um carácter mais forte e outras que tiveram uns modelos familiares ou uma aprendizagem que os fazem mais capazes de desenvolver esta resiliência. Mas o nosso cérebro tem capacidade de aprendizagem e mudança (a chamada plasticidade cerebral) e a resiliência é uma capacidade que todas podemos cultivar e desenvolver em qualquer idade.

Por onde podemos começar?

Enfrente as dificuldades. Quando as evitamos é como se tapássemos os olhos e pensássemos que se não vermos os problemas, eles também não nos vão ver. Deste modo, as dificuldades vão crescendo e será cada vez mais difícil superá-las. Enfrentar as dificuldades melhora a nossa autoestima e o nosso autoconceito.

  • Pense nas adversidades como oportunidades para crescer e aprender algo com elas e consigo mesma.
  • Cultive o hábito de viver o momento presente: focar-se no passado gera tristeza e antecipar o futuro produz ansiedade. É no momento presente que podemos ter controlo e a capacidade para tomar decisões.
  • Não se desgaste a lutar para que tudo seja diferente. O primeiro passo é aceitar a adversidade. O que já aconteceu não pode ser alterado.
  • Equacione opções.
  • Seja realista: a vida nunca será uma linha reta, um caminho único em direção a uma meta. Sempre haverá mudanças, imprevistos, surpresas… Pense quais são as suas expectativas.
  • Por vezes as dificuldades são como um muro enorme que nos impede avançar. Poderá decidir ficar a olhar para o muro, queixar-se do facto do muro estar aí diante de si, querer pensar que o muro não existe, fechar os olhos e tentar passar chocando contra ele… Ou abrir os olhos, aceitar o facto do muro estar aí diante de si e olhar à volta para ver as opções que tem para o poder superar ou procurar um caminho alternativo. Esta forma de agir é a melhor forma de treinar a nossa resiliência.
  • Faça a si mesmo perguntas que a ajudem: o que estou a aprender com esta situação? O que depende de mim? Que opções tenho? Sou mais capaz e mais forte do que eu pensava? Cresci e amadureci graças a isto? Vai ajudar-me no futuro?

Tome as rédeas da sua vida e comece a potenciar a sua capacidade para ser mais resiliente!

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos o seu comentário