Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Psicologia Tem dificuldade em aceitar críticas?
banner_MUESTRA

Tem dificuldade em aceitar críticas?

Psicologia

Críticas
0 20315

Ninguém gosta de ser alvo de críticas. Mas também não podemos evitar que determinados aspectos do nosso carácter ou da forma como nos comportamos não agradem a todas as pessoas que nos rodeiam.


Partilhe com as suas amigas:

Sabemos que as críticas são muito mais difíceis de ouvir quando não dedicou algum tempo conhecer-se bem a si mesma, incluído as partes menos boas, o que pode melhorar ou os aspectos que deve mudar completamente.

Se ainda não ‘trabalhou’ para conhecer-se e encarar de frente as suas características pessoais, quando alguém ‘toca’ num destes pontos a melhorar e chama à atenção para eles, perde a razão, chateia-se e pode mesmo mostrar agressividade.

O que fazer perante uma crítica?

  • Uma crítica não é um ataque. Dela também se pode reter informações sobre como os outros nos vêm ou aspectos que não tínhamos tido em conta. Talvez se pensar no que dizem, queira mudar algo e detetar melhorias nas suas relações sociais.
  • Aceite que não vai poder agradar a toda a gente e que algumas características suas podem incomodar os outros.
  • Peça a algum familiar próximo ou amigo/amiga que lhe diga se essa crítica tem algum fundamento e que ajude a aceitá-la caso tenha.
  • Avalie se o que lhe foi dito tem um fundo de verdade e se pode usar algo para melhorar. Se pelo contrário acha que é uma característica positiva, defenda-a e continue a agir como sempre.
  • Se errou, peça desculpa. Isto fará com que a sua autoestima melhore, bem como a percepção que tem da sua capacidade perante conflitos, e a imagem que os outros têm de si.
  • Agradeça e retenha a parte da crítica que a ajuda a crescer e evoluir.
  • Não retenha apenas as críticas: pense também em tudo o faz bem, os seus éxitos, a sua capacidade de adaptar-se às mudanças e os seus pontos fortes.

E acima de tudo, rodeie-se de pessoas que saibam dar-lhe o devido valor e que sejam capazes de fazer críticas construtivas que a ajudem a crescer e a melhorar!

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário