Temos de vestir roupa especial para a menopausa?
Menopausa
Siga os melhores conselhos sobre o modo de vestir para dominar os afrontamentos e evitar que eles a dominem a si.
Manter o seu próprio estilo e vestir-se de forma elegante, sem se sentir asfixiada, é possível se souber como. Porque vestir-nos é algo que fazemos todos os dias, independentemente do nosso estado físico, não há razões para evitar a roupa com a qual mais se identifica. Só precisa de ajustar um pouco a seleção dos cortes, tecidos e dominar uma série de truques.
Se pensa que o melhor é esconder-se debaixo de roupas largas e sem forma, comece a pensar de modo diferente. O que lhe vamos contar a partir daqui é como evitar os efeitos secundários dos afrontamentos, com a ajuda da roupa adequada.
Os afrontamentos na menopausa
Há aproximadamente um ano, a Associação Espanhola para o estudo da Menopausa (AEEM) e a Fundação Espanhola para o Estudo da Menopausa (FEEM) levaram a cabo uma sondagem a 1750 mulheres espanholas cujas conclusões salientaram que quase uma em cada duas mulheres (40,9%) considera que os afrontamentos são o sintoma mais intenso durante os primeiros anos de menopausa.
Entre as mulheres na perimenopausa, a incidência é ainda maior. Para elas, os afrontamentos são o sintoma mais frequente (66,4%) e, em segundo lugar, as insónias, que afeta 58,2% das mulheres. Muito associado a este último sintoma está ainda a transpiração noturna (54,8%).
Deste estudo, percebe-se que os afrontamentos são algo com o que temos de saber conviver nesta etapa de vida. E que, embora pareça que não se pode fazer nada para os superar, para além de levar para todas as partes um leque, a escolha da roupa pode influenciar e muito.
Apesar de alguns gigantes da moda estarem a redobrar os seus esforços para criar linhas completas de básicos adaptados a estes afrontamentos da menopausa, a verdade é que os estilistas, que são os que mais sabem de cortes, tecidos, feitios e outros assuntos de roupa, há anos que deixam as suas recomendações a este respeito nas redes sociais e em foros na Internet. Assim, talvez não seja necessário comprar coisas novas, mas antes saber o que vestir e o que não.
Fizemos uma intensa revisão de todas estas páginas e recopilamos o que, na nossa opinião, são os melhores conselhos sobre o modo de nos vestirmos durante a menopausa se sofrermos de afrontamentos. O objetivo deste conjunto de truques é que se sinta mais cómoda e fresca, além de elegante e apropriada perante qualquer situação.
Como se vestir para enfrentar os afrontamentos da menopausa?
1. A importância do material: tecidos e fibras adequadas para a menopausa
Prefira fibras naturais (algodão, seda, cânhamo, lã e caxemira) mas, sobretudo, tecidos transpiráveis. Como se identificam? Transpirabilidade é a propriedade de uma peça de roupa cujo tecido deixa passar o ar para a pele, o que ajuda a regular a temperatura. Nem sempre as fibras naturais tornam uma peça de roupa transpirável. Neste sentido, é importante saber se o tecido é aberto ou denso.
Quanto mais denso, menos transpirável. Por isso procure peças que, olhando-as à luz, verifique que a luz passa através delas.
Dito isto, apesar de ser verdade que as fibras naturais têm um tato mais agradável na pele, também acontece que as sintéticas são mais fáceis de lavar e secar e duram mais tempo em bom estado.
E atenção! Tenha em conta que os tecidos feitos com fibras naturais demoram mais a secar quando se trata de suor. Assim, agora sabemos que é possível ter o melhor de dois mundos procurando tecidos com misturas de algodão e um pouco de licra ou poliéster, ou de seda e viscose. Tudo isto aparece na etiqueta. E, claro, deixe de parte os tecidos rígidos ou plásticos como o lurex, a licra pura, etc.
Quanto a tecidos, uma última recomendação: a lã de merino é preferível ao nylon e ao poliéster quando queremos algo que nos proteja do frio, pois não retém os odores, no caso de transpirar. Esta variedade de lã é usada para proteger do frio, mas também em roupa casual para andar por casa e inclusive em roupa de desporto. De novo, confira as etiquetas.
2. Formas, cortes e ajustes: como devem ser as peças de roupa na menopausa
Apesar de pensar que vai sentir calor, não esqueça que os especialistas em moda recomendam que se vista a roupa razoavelmente ajustada, já que esse extra de sujeição vai fazê-la sentir-se segura e, além disso, ajuda a expelir o suor. É um truque pouco conhecido, mas que funciona. Se não se sentir cómoda com algo ajustado, poder seguir um sistema de camadas e que a de cima seja mais folgada, mas claro feita de tecido fino, vaporoso e, podendo ser, sem mangas.
Ao ver a forma de uma peça de roupa, fixe-se em duas coisas: nas cavas e no decote. As cavas, quanto mais largas, melhor, porque evitam a temida mancha de suor.
Pelo menos nas estações mais amenas, ponha de parte os seus tops e vestidos de gola alta. Um bonito decote redondo ou em V deixará que o ar chegue à sua pele, fazendo com que se sinta mais fresca e menos sufocada.
3. Cores e estampados: não mude o seu estilo de vestir por causa da menopausa
Embora não seja uma opinião muito popular, devemos pensar que há tons nos quais uma mancha de humidade se escurece e nota mais. Por exemplo, todos os tons neutros claros, bege, cinzento-pérola, rosa-claro… Tenha isto em conta na hora de escolher os tops.
Atreva-se a usar os estampados, mas, se forem muito chamativos, use-os de forma que vista se dirija para onde quer, para a sua zona mais segura e favorecida.
Se não tiver estampados, os tons sólidos como azul-marinho, tom beringela, cinzento-escuro, castanho chocolate, verde bosque… e os sempre oportunos branco e preto são os melhores para dissimular uma mancha de suor, caso aconteça.
4. As camadas e o lenço: como evitar o calor e esconder a ruborização (se quiser)
Habitue-se a vestir por camadas. Procure facilitar a situação caso chegue a um sítio e, no meio de um afrontamento, precise de tirar roupa. É preferível vestir várias peças ligeiras do que uma pesada da que não se possa desfazer chegado o momento.
Leve sempre na bolsa um lenço de seda. É muito fresco ao tato e é ideal para dar um toque de cor a um conjunto e/ou tapar o pescoço e o peito ruborizados, se for necessário.
Não deixe que os afrontamentos levem a melhor sobre si durante a menopausa. Todas as mulheres podem passar por esta situação e há muitas maneiras de as enfrentar e controlar.
Pode também interessar-lhe...
- Pré-menopausa: quando devemos consultar o ginecologista? A partir dos 45 anos é normal começar a notar os primeiros sintomas da pré-menopausa. Estes sinais podem causar incómodos, mas quando são […]
- 5 sintomas que falam da pré-menopausa Se tem 40 anos e começa a notar algumas alterações no seu corpo, é possível que esteja a entrar na perimenopausa, a etapa prévia à […]
- Olá menopausa… e olá insónias! De repente, não consegue dormir. Dá voltas na cama enquanto os afrontamentos vão e vêm. Sim, é verdade, tem insónias! A causa pode ser a […]
- Sintomas da menopausa que não se atreve a dizer ao seu médico Secura vaginal, incontinência urinária e diminuição do desejo sexual... Não são temas agradáveis de tratar com o médico, mas sabe que a […]
- Afrontamentos? Há outras opções além do leque Um dos sintomas mais desagradáveis da menopausa são os malditos afrontamentos. Está farta deles e do maldito leque que a deixa de mão […]
- TENA Silhouette: a roupa interior feminina com a segurança do melhor protetor TENA Silhouette é um produto inovador na proteção para a incontinência que acaba de ser combinado com o melhor design de roupa interior. […]