Truques para ter uma pele radiante, em qualquer idade
Beleza
Uma pele radiante e sem imperfeições. Esta estratégia vai ajudá-la a alcançar este objetivo e é apropriada para todas as idades, pelo que não a deve deixar de lado.
Exibir uma pele radiante e bonita, independentemente de ter vinte anos ou cinquenta, não é um sonho impossível. Até porque pode ser algo com o que se nasce… mas também é algo que se faz. Obter uma pele radiante exige um pouco de compromisso da nossa parte e os cuidados adequados.
Existe a pele perfeita?
Luminosa, sem manchas nem imperfeições ou com os poros visíveis e bem hidratada, além de estar perfeitamente nutrida. Assim é a pele bonita. Lisa e luminosa. Mas não desanime ao pensar que isto é algo próprio da juventude e que já não voltará. Embora as rugas e a firmeza sejam importantes para considerar uma pele bonita, vêem-se mulheres com rugas e um pouco de flacidez com uma pele de qualidade fantástica. Isso acontece porque cuidam da pele para que esteja saudável. E porque a protegem.
A saúde é o indicador principal de uma pele radiante e, caríssimas, a pele não precisa de muito para estar saudável. Apenas temos de a manter limpa, protegida do sol e com uma dose justa de nutrição e hidratação. Desta forma, a barreira protetora da pele está ativa e não deixa que os vermelhidões, a desidratação e a tonalidade desigual se tornem presentes.
Truques básicos para uma pele radiante
A pele radiante, como dissemos, é uma pele saudável com um tom bonito, uma textura suave e uma luz própria, não necessariamente isenta de rugas ou flacidez. Quer que a sua pele cumpra as condições de uma pele radiante? Mão à obra. Apesar do programa de cuidados em casa ser simples, o mais importante é criar o hábito, quer dizer, dar cada dia e cada noite à pele o básico e saber que há alguns truques para potenciar a luminosidade, o tom bonito e a textura suave.
Limpeza diária inegociável para a sua pele
Aqui começa tudo. É impossível ver uma pele bonita se estiver suja e devemos ter em conta duas condições importantes: a frequência (duas vezes por dia) e o produto adequado (a nossa idade, de textura oleosa). A pele deve ser limpa de manhã, para retirar o excesso de sebo, de cremes ou soros noturnos e de células mortas soltas pela pele durante a renovação celular que é realizada enquanto dormimos, e também antes de nos deitarmos, para retirar a maquilhagem, o protetor solar, restos de sujidade, poluição, pó, etc., acumulados durante o dia.
Use um leite, um óleo, uma manteiga ou um produto de limpeza de rosto sem sabão e aplique-o de maneira exaustiva, mas sem agredir. Se, por comodidade, quer recorrer à água micelar, assegure-se de que tem propriedades anti-idade e, depois de a diluir – se a que comprou precisar –, hidrate a pele rapidamente. Na nossa idade a hidratação é um bem precioso e a água da torneira é uma das coisas que mais desidrata.
Esfoliação periódica para as impurezas
Qualquer superfície polida é sempre mais bonita. Esfoliar suavemente a pele ajuda a que esta se regenere mais rapidamente, eliminando impurezas e células mortas. O resultado é uma pele mais suave e com melhor textura. É suficiente fazê-lo uma vez por semana e, insistimos, é fundamental levar a cabo esta operação sem agredir, com um produto suave (melhor se for um esfoliante dos chamados enzimáticos) e, logo depois de o diluir, hidratar a cara corretamente.
Hidrate-se sem descanso
Que a pele não perca água, sobretudo num momento da vida em que tende a mostrar-se mais seca pela diminuição hormonal. A hidratação é um pilar básico para que a pele se revele radiante. A sua luminosidade e vitalidade dependerá do grau de hidratação e nutrição. Use soros e creme com componentes muito hidratantes, como o ácido hialurónico e a manteiga de karité ou o pantenol, combinados com ingredientes nutritivos, como as ceramidas e outros iluminadores, antioxidantes, como a vitamina C, e tranquilizantes, como a niacinamida.
Ofereça a si mesmo alguns mimos para a sua pele
Uma máscara nutritiva por semana, uma ampola de vitaminas de proteoglicanos de vez em quando… Recorde que, todas as noites, na comodidade da sua casa de banho, pode trabalhar rugas e manchas, além da flacidez, com soros à base de ácidos, dos chamados transformadores: retinol, ácido glicólico, ácido láctico… Mas para não irritar, combiná-los com um bom creme tipo cica ou rico em ceramidas. Num centro de estética, na farmácia ou perfumaria vão saber ajudá-la.
Uma pele mais radiante graças aos efeitos especiais
Compre preparadores da tez, iluminadores, bases de maquilhagem, etc. Uma pele unificada, com os poros bem pequenos e as manchas e marcas ocultas é indubitavelmente uma pele mais radiante. Use estes produtos sem complexos, existem para isso. Por exemplo, existem os chamados primers que ocultam a aparência dos poros dilatados, os corretores que de forma quase mágica ocultam as manchas, bases de maquilhagem com pigmentos refletores da luz que fazem com que a luminosidade se reflita em todas as direções (sem brilhar, claro), etc. A oferta é imensa.
E não se esqueça…
Uma vez conhecidos todos estes truques de beleza para uma pele radiante, recorde: a beleza está no interior, como contava Mrs Potts em A Bela e o Monstro, pelo que tenha cuidado com o que come e com o que bebe. Além disso, faça o possível por deixar de lado hábitos como fumar e apanhar sol em excesso. Recorde que os radicais livres andam por aí, sempre dispostos a ativar a oxidação para desidratar e manchar a nossa pele. Não vale a pena.
Pode também interessar-lhe...
- Maquilhagem a partir dos 60 Com a passagem do tempo, a sua pele muda e também a forma do seu rosto. Só tem de saber como renovar os seus retoques estéticos para […]
- Segredos para redensificar a pele depois da menopausa Sabia que a pele perde densidade na menopausa? Apresentamos-lhe aqui diferentes formas de redensificá-la com cosmética e medicina estética.
- Óleo de moringa: o que é e que benefícios oferece à pele e ao cabelo Contamos-lhe todos os benefícios oferecidos pelo óleo de moringa para o cuidado da pele e do cabelo, como a hidratação e a eliminação da […]
- Procura-se mulher madura e atraente Essa mulher é você. Aprender a avaliar o nosso corpo, apesar das mudanças, tirar partido do lado positivo e confiar os nossos medos ao […]
- Como a menopausa afeta cada tipo de pele? Um dos aspetos que se altera com a chegada da menopausa é a pele. No entanto, nem todos os cuidados são os mais adequados para a sua pele. […]
- O que é que acontece à nossa pele durante a menopausa? A melhor forma de se proteger e de se manter jovem durante mais tempo é estar consciente de como o défice hormonal afeta a pele. Siga os […]