Ultimamente, o óleo de moringa está relacionado com produtos de limpeza e esfoliação facial dirigidos a pessoas que vivem na grande cidade, uma vez que é considerado um agente de limpeza natural e pensa-se que tem a capacidade de libertar a pele e o cabelo das partículas da poluição.
Além disso, as folhas da árvore Moringa Oleifera são ricas em proteínas, com um perfil de aminoácidos essenciais muito equilibrado, o qual também é aproveitado para a formulação cosmética. Mas antes de entrar na explicação de tudo isto, vejamos a origem.
Os livros de botânica contam mil histórias sobre a árvore Moringa Oleifera. Na Índia, é denominada pela árvore milagrosa e, em África, pela árvore que nunca morre. Cresce em climas tropicais e dela se aproveitam as sementes e as folhas. A nível tópico, tem muitas utilidades. Para além das variedades e das virtudes que são exploradas nos seus países de origem, a moringa chega até nós em forma de óleo que é extraído das suas sementes.
O que é que o óleo de moringa faz na pele e no cabelo?
O óleo de moringa é um grande humidificador para a pele e para o cabelo. Mas não só isso. É considerado um ingrediente todo-o-terreno e é utilizado na cosmética facial, corporal e capilar de várias formas, sobretudo as seguintes:
1. Agente de limpeza natural
O óleo de moringa favorece a eliminação de partículas de poluição que se depositam na pele, o que o torna muito valioso na formulação de produtos de limpeza e polimento da pele (água micelar, manteiga desmaquilhante, esfoliante…).
2. Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes
As sementes usadas na obtenção do extrato de moringa são ricas em vitaminas, principalmente A e C e em proteínas antioxidantes, que são como escudos capazes de neutralizar os radicais livres do sol ou da poluição que provocam o envelhecimento cutâneo em forma de manchas, rugas e perda de firmeza. Além disso, reduzem a inflamação e reparam a pele.
3. Nutre, hidrata a protege
O óleo de moringa é conhecido por ser rico em ácido oleico, um ácido gordo essencial e muito útil pelas suas propriedades nutritivas que ajudam a selar a presença de água na pele. Portanto, hidrata e restaura a barreira lipídica, regenerando a pele e oferecendo firmeza.
4. Purificador, antimicrobiano e anti-inflamatório
É um grande aliado das peles oleosas no tratamento do acne, apesar da sua textura oleosa.
5. Também é eficaz na melena
Por um lado, em champô purificante e peelings do couro cabeludo é capaz de remover as partículas de poluição e, por outro lado, nutre a fibra porque é rico em ácidos gordos.
Onde se pode encontrar o óleo de moringa?
Apesar de se vender diretamente engarrafado tal como o de amêndoas, o de jojoba ou o de coco, é habitual também o encontrar extraído e acrescentado numa fórmula cosmética na qual, como acontece com todos os ingredientes, pode ter uma ou várias funções.
Quando quiser saber se o produto que vai comprar tem óleo de moringa na sua fórmula, procure na lista de ingredientes (ou INCI) pelo seu nome em latim: Moringa OleiferaSeedExtract. Talvez não esteja entre os reclames do produto, embora o normal é que sim porque, entre outras coisas, está muito na moda.
Como se usa o óleo de moringa?
– No rosto, um par de gotas aquecidas entre as palmas das mãos e aplicado com massagens na cara, pescoço e peito, evitando a zona do contorno dos olhos.
- Na pele do corpo pode ser usado sozinho ou misturado com o creme hidratante nos braços, pernas, costas, ventre…
- No cabelo, espalha-se uma pequena quantidade, com a ponta dos dedos, antes de começar a secar ou também como toque final, depois de feito o brushing com o secador.
- No couro cabeludo, aplica-se através de massagem, deixa-se atuar toda a noite e enxagua-se de manhã com a ajuda de um champô.
IMPORTANTE: se o comprar engarrafado, puro, procure óleo de moringa de primeira prensagem para que tenha a máxima qualidade.
Agora que já conhece todos os seus benefícios, estará convencida de que o óleo de moringa não pode faltar no seu nécessaire. Este produto tornou-se um imprescindível no cuidado da pele e do cabelo e é cada vez mais apreciado na cosmética pelas suas numerosas propriedades. Convidamo-la a descobrir e a testar este apreciado ingrediente em cosmética facial, corporal e capilar.