Todas as pessoas têm uma película lacrimal que cobre e lubrifica os olhos. Trata-se de uma mistura complexa de água, óleos e mucosidade. Os nossos olhos secam-se quando não produzimos lágrimas suficientes ou quando estas simplesmente não são efetivas. Isto é o que causa a sensação tão incómoda de ter como terra nas pálpebras. Também pode provocar ardência, visão nublada e irritação.
Menopausa e olhos secos: porque acontece
À medida que as pessoas envelhecem, a produção de lágrimas diminui. Ter mais de 50 anos dispara a possibilidade de ter olhos secos. E as mulheres no período pós-menopausa estão particularmente propensas a padecer disto. As hormonas sexuais, como os andrógenos e os estrogénios, parecem afetar de alguma maneira a produção de lágrimas, apesar de ainda se desconhecer a relação exata.
Os investigadores costumavam pensar que os níveis baixos de estrogénio causavam olhos secos nas mulheres depois da menopausa, mas as novas investigações focalizam-se mais no papel dos andrógenos, hormonas sexuais que existem tanto nos homens como nas mulheres. Para começar, as mulheres têm níveis mais baixos de andrógenos, e esses níveis diminuem depois da menopausa. É provável que estas hormonas desempenhem um importante papel na gestão do delicado equilíbrio da produção de lágrimas.
Fatores de risco de olhos secos para mulheres na menopausa
A transição para a menopausa ocorre gradualmente ao longo de vários anos. Nos anos prévios à menopausa (a chamada pré-menopausa), muitas mulheres começam a sentir sintomas de alterações hormonais, como afrontamentos e períodos irregulares; e, também, problemas de olhos secos. Isto implica coisas como, por exemplo, a diminuição da produção de lágrimas, lágrimas que se secam e evaporam rapidamente, lágrimas ineficazes, etc.
Diferentes circunstâncias agravam o problema. Por exemplo, o ar seco do inverno, o vento ou atividades ao ar livre como esquiar, correr ou navegar, mas também o ar condicionado, o uso prolongado de lentes de contacto ou padecer de alergias. Infelizmente, há muitas coisas que não estão nas nossas mãos evitar.
O tratamento para os olhos secos na menopausa
Muitas mulheres que padecem de secura ocular na menopausa perguntam-se se a terapia de substituição hormonal pode ajudá-las e, na verdade, hoje em dia, e segundo os especialistas, a resposta não é muito clara. Entre os médicos, continua a ser uma fonte de acesso debate.
O maior estudo transversal feito até ao momento descobriu que a terapia a longo prazo aumenta o risco e a gravidade dos sintomas dos olhos secos. De facto, os investigadores descobriram que as doses maiores estavam relacionadas com os piores sintomas.
Hábitos saudáveis na menopausa
O mais habitual é recorrer a medicamentos sem receita. Na maioria dos casos, as “lágrimas artificiais” são suficientes para aliviar os sintomas. Mas ajudará muito se forem acompanhadas por certas mudanças nos hábitos de vida que propiciem um melhor cuidado dos olhos. Por exemplo:
- Consulte o seu médico. Ele ou ela é quem melhor a poderá ajudar e vai poder indicar-lhe um tratamento adequado aos seus sintomas;
- Limite o tempo de exposição à televisão, computador ou tablet. Se trabalha todo o dia diante de um ecrã, faça momentos de descanso e feche os olhos durante uns minutos ou pestaneje repetidamente durante uns segundos;
- Faça a experiência com um humidificador. Manter o ar da sua casa ou do escritório húmido pode ajudar.
- Alimente-se bem. Uma dieta rica em ácidos gordos ómega-3 e vitamina A pode estimular a produção saudável de lágrimas;
- Proteja os olhos. Os óculos de sol podem proteger os olhos do vento e do ar seco;
- Fuja do fumo ou do pólen. Podem fazer com que os seus sintomas sejam mais severos, tal como acontece com atividades como andar de bicicleta e navegar.
E recorde: a menopausa provoca alterações em todo o corpo. Se sentir os olhos secos devido a alterações hormonais, tente atacar os sintomas e encontrar um remédio. Pode acontecer que não se resolva totalmente o problema, mas aliviará os sintomas consideravelmente. Há muitas opções de tratamento para os olhos secos que sem dúvida a vão ajudar a aliviar os sintomas e a devolver-lhe qualidade de vida, que é, ao fim e ao cabo, do que se trata.