A sexualidade é um aspeto chave da nossa vida. Deste modo, se as relações são um motivo de dor mais do que uma fonte de prazer e afeto, devemos falar abertamente do problema com o nosso médico para que nos ajude a identificar a origem do problema: uma infeção, falta de estrogénios ou agentes externos de uso íntimo que se esteja a utilizar.
Não renuncie à intimidade e consulte o médico para encontrar a solução para o seu problema.
Neste artigo, deixamos de parte, apesar da sua importância, a componente psíquica que pode influenciar uma perceção dolorosa das relações, e focamo-nos nas situações frequentes que podem provocar incómodos nesta etapa de vida.
Porque lhe dói?
Vulvovaginite: 90% das situações de inflamação genital têm uma causa infeciosa: candidíase, vaginose bacteriana… Sintomas como a leucorreia ou as secreções com mau cheiro podem ajudar a identificar a infeção, mas por vezes esta é assintomática. Também pode sentir ardor, irritação e dor nas suas relações sexuais.
Como podemos solucionar este problema? Consulte o médico para identificar a infeção, ele vai indicar-lhe o tratamento mais adequado. Atenção! Quanto mais demorar a pedir ajuda, mais resistente pode tornar-se o agente que provoca a infeção e gerar reincidências no futuro.
Atrofia genital: a secura e a inflamação causada pela falta de estrogénios provoca especial sensibilidade e incómodos durante a relação sexual. Cerca de 50% das mulheres, nos primeiros anos da transição para a menopausa, padecerá deste problema. A pele vulvar e a mucosa vaginal perdem elasticidade. As relações doem porque, além disso, a vagina fica mais curta, estreita, é menos distensível e tem áreas de fácil sangramento quando friccionadas.
Como podemos solucionar este problema? O uso de lubrificantes vaginais ou produtos como a centella asiática vão ajudar a que as suas relações íntimas sejam mais satisfatórias, evitando a secura.
Agentes ambientais: determinados perfumes, desodorizantes, sabonetes, protetores de roupa interior, espermicidas… e até a roupa apertada ou de composição sintética podem provocar-nos alergias e fazer com que as nossas relações sexuais doam.
Como podemos solucionar este problema? Uma adequada higiene íntima e cuidado da zona genital manterá em melhor estado o nosso ecossistema vaginal, favorecendo a nossa vida sexual. Se, além disso, tiver perdas de urina, assegure-se de que utiliza absorventes adequados e hipoalergénicos como a gama TENA. Pode obter amostras grátis aqui.
Não se esqueça, procure solução para o problema e não renuncie à sua vida sexual. O seu médico vai saber ajudá-la e recomendar-lhe como atuar ou que produto utilizar para evitar a dor e ativar a sua vida sexual.