Depois do parto, recupere o seu corpo… e a si mesma
Psicologia
Mudanças emocionais bruscas, hormonas alteradas, cansaço... são sensações muito comuns após o parto. A sua vida deu um giro de 180º e é muito importante prestar atenção ao processo interno e externo de recuperação do seu corpo.
Tanto se acaba de dar à luz e já tem o seu bebé consigo, como se ainda está à espera, queremos antes de mais dar-lhe os parabéns por este momento tão especial da sua vida.
Mas nem tudo é cor-de-rosa e também temos que ser realistas para poder encarar da melhor forma possível esta etapa que iniciámos cheias de sonhos… e com muitas incertezas.
O que é habitual sentir a nível físico e emocional? Pode ser que se surpreenda com as mudanças emocionais bruscas, pois as suas hormonas já se estão a “mobilizar” e, portanto, tanto pode apetecer-lhe rir como chorar. Não termina de se sentir confortável no seu próprio corpo, que está a viver um processo de mudança, tentando recuperar. Sente ainda as consequências que o parto deixou em si e vai aguentando o cansaço e o esforço feito. Há momentos de insegurança perante as necessidades do seu bebé. Ainda estão a conhecer-se e nem todos os sinais são claros.
Os primeiros meses de maternidade são duros. Tendemos a fazer do bebé o centro absoluto da nossa vida e esquecemo-nos de nós como mulheres. Sim, é uma questão hormonal e biológica, mas apesar da situação cansativa, podemos (e devemos) encontrar um espaço diário para nós mesmas.
Deixamos-lhe aqui alguns conselhos para que os possa pôr em prática:
- Encontre pequenos momentos para fazer coisas de que gosta e lhe apeteça, para além da sua dedicação como mãe. Não se preocupe, o seu bebé estará bem!
- Lembre-se que é mãe, mas continua a ser mulher. Guarde tempo para as carícias e intimidade com o seu companheiro.
- Tenha paciência consigo mesma. O seu corpo vai precisar de tempo (pelo menos 9 a 12 meses) para recuperar. Depois do parto, temos de aprender a lidar bem com o nosso corpo.
- Deixe de lado as pressões! Querer voltar a ser “a mesma de antes”, adiantando etapas, apenas lhe vai criar frustração e ansiedade.
- Mime-se e repare no que gosta, tire partido do que a faz sentir você mesma. Podem ser os olhos, o cabelo… dê-lhes destaque!
- Consulte o seu médico sobre os exercícios que melhor a podem ajudar a recuperar.
- No que diz respeito à nossa recuperação física, não devemos cuidar apenas do que se vê. É importante prestar atenção ao pavimento pélvico, não deixe isto para depois!
- Cuide da sua autoestima. Aceitar-se não é seguir o lema “vale tudo”, o pós-parto não é uma razão para se desleixar. Se cuidar da sua alimentação, mantiver ativa e procurar ver a si mesma bem, o seu estado emocional vai certamente melhorar. Vai sentir-se mais animada e melhor consigo mesma.
- Tem certamente pessoas à sua volta que desejam dar-lhe uma ajuda. Não tem de fazer tudo sozinha. Peça ajuda e deixe-se ajudar.
- Pare várias vezes e tome consciência de tudo o que tem. Vai ajudá-la a desfrutar do lado positivo da maternidade, apesar do cansaço que possa sentir em muito momentos. Saliente os momentos de bem-estar.
Em suma, olhe para si com carinho e tenha paciência consigo mesma, não se esqueça de gostar de si!