TENA

Home Saúde Atividade física A partir dos 65, mantenha-se ativa

A partir dos 65, mantenha-se ativa

Atividade física

0 12740

Praticar uma atividade física moderada todos os dias ajudará a enfrentar os inconvenientes da idade em melhores condições físicas, com mais força e resistência. Aposte na melhoria da sua qualidade de vida.


Objetivo? Manter-se em boa forma física para ganhar qualidade de vida e fazer com que o passar dos anos não sejam um problema. Para as mulheres com mais de 65 anos, os benefícios da uma atividade física regular são inegáveis, sobretudo quando praticada de forma moderada e diariamente.

O que queremos dizer com uma atividade física moderada? Por exemplo, quando fazemos uma sessão prolongada de uma atividade moderadamente intensa (caminhar) ou sessões de curta duração mas com maior intensidade (caminhar rápido ou subir escadas).

Quais os benefícios que este tipo de atividade oferece?

  • Ajuda a manter as capacidades físicas necessárias para fazer uma vida independente e reduz o risco de quedas e fraturas;
  • Reduz o risco de morte por doença coronária e o desenvolvimento de hipertensão, de cancro do cólon e de diabetes;
  • Pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea em algumas pessoas com hipertensão;
  • Ajuda a melhorar a resistência e a força muscular em pacientes com alguma deficiência crónica;
  • Reduz sintomas de ansiedade e depressão e melhora o bem-estar e a boa disposição;
  • Ajuda a manter saudáveis os ossos, os músculos e as articulações;
  • Ajuda no controlo da instabilidade articular e da dor associada à artrite.

Como vê, as vantagens são muitas. Se, além disso, aumentarmos progressivamente a quantidade de atividade física, podemos ainda acrescentar mais benefícios à nossa saúde. Esta situação pode ser alcançada tanto através do aumento da duração da atividade, como da intensidade ou da frequência.

Se não se tem mexido muito até agora e tem levado uma vida sedentária, comece por fazer períodos curtos de uma atividade física moderada (5-10 minutos) e vá aumentando gradualmente. Caminhar é uma das atividades mais populares entre as pessoas com mais de 65 anos. Mas podemos atrever-nos a praticar algo mais: ginástica, alongamentos, natação… O importante é dedicar à atividade escolhida algum tempo por dia de forma regular. E não desistir.

Caminhe meia hora, suba escadas todos os dias ou nade na piscina… Escolha a intensidade e ajuste o tempo ao esforço.

Além do treino cardiovascular, as mulheres podem também obter benefícios do treino de força. Uns músculos fortes ajudam a reduzir o risco de quedas e melhoram a capacidade para desenvolver atividades diárias da vida quotidiana.

É importante ter em conta que a perda de força e resistência atribuída normalmente à idade é em parte causada pela redução da atividade física. A inatividade aumenta com a idade. À volta dos 75 anos, metade das mulheres não pratica nenhuma atividade física. Alteremos esta situação, pois praticar uma atividade física reflete-se diretamente na nossa qualidade de vida e no nosso bem-estar.

De qualquer modo, é importante consultar o médico antes de começar um novo programa de atividade física para saber quais são os exercícios mais apropriados para si e aqueles que, no seu caso, será melhor deixar de lado. E não se esqueça também de manter um pavimento pélvico em forma, juntando à sua rotina diária os exercícios de fortalecimento para minimizar problemas como a incontinência urinária. Não deixe de se movimentar!

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas: