TENA

Home Saúde Dieta “Keto sim, mas com cabeça”: o que ninguém lhe contou (bem) sobre...

“Keto sim, mas com cabeça”: o que ninguém lhe contou (bem) sobre a dieta cetogénica

Dieta


“Keto sim, mas com cabeça”: o que ninguém lhe contou (bem) sobre a dieta cetogénica
0 77

Será apenas uma moda ou tem fundamento? Serve para algo mais do que emagrecer? É adequada se estiver na menopausa? A dieta cetogénica – a que muitos chamam simplesmente “keto” – tem mais ciência (e nuances) do que possa parecer. Aqui explicamos as suas virtudes, limitações e, sobretudo, como adaptá-la a si, sem dramas… nem hidratos a mais.




É possível que já tenha ouvido falar desta dieta pelo seu nome popular, “keto” (abreviatura de ketogenic diet, o termo inglês). Cetogénica é a designação científica utilizada no contexto médico e, embora tenha sido originalmente concebida, nos anos vinte do século passado, com fins terapêuticos (para tratar crianças com epilepsia resistentes a fármacos), nos primeiros anos de 2000 passou a integrar o universo do bem-estar geral.

No imaginário coletivo associa-se a perdas significativas de gordura, mas há que ver na dieta keto algo mais. Sobretudo quando é seguida com supervisão médica e um plano alimentar devidamente estruturado.

O que é a dieta cetogénica e como funciona

Cetogénica deriva de cetose, o processo metabólico em que o corpo deixa de utilizar a glicose como principal fonte de energia e passa a queimar gordura. Isto apenas acontece quando se reduz a ingestão de hidratos de carbono, se esgotam as reservas acumuladas e o corpo entra num estado metabólico em que o fígado transforma a gordura armazenada em corpos cetónicos, utilizando-os como combustível.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si