A bexiga hiperativa, ou instabilidade vesical, é consequência de um mau controlo neurológico do esvaziamento. Quando não podemos controlar a bexiga porque se esvazia de forma involuntária somos vítimas, tanto de dia como de noite, de perdas de grande volume. Nestas situações, precisamos de ter uma casa de banho por perto em qualquer atividade quotidiana e, portanto, tendemos a isolar-nos socialmente.
Estes fármacos bloqueiam os recetores do músculo que contrai de forma involuntária a bexiga, evitando que se esvazie.
Se seguimos os conselhos para melhorar os hábitos que nos ajudam a cuidar do nosso pavimento pélvico, como manter afastada a obstipação ou eliminar excitantes como o café ou o chá, se passamos pelas micções programadas e tampouco funcionou a fisioterapia do pavimento pélvico… Atenção! Há opções terapêuticas que a podem ajudar.
A solução é um tratamento que está a oferecer muito bons resultados: os anticolinérgicos. Estes fármacos bloqueiam os recetores do músculo detrusor instável da bexiga, evitando que esta se contraia de forma involuntária. Há tempo que se estão a utilizar e diminuem consideravelmente o número de episódios de urgência e a incontinência diurna e noturna.
Os anticolinérgicos possuem moléculas como a solifenacina e fesoterodina. São administrados em uma única toma (são comprimidos de libertação prolongada) e em doses flexíveis em função dos resultados e da tolerância. A vantagem é que aliviam e proporcionam qualidade de vida de forma significativa.
O tratamento com fesoterodina é interessante inclusive para aquelas pessoas com mais idade e mais vulneráveis: ao reduzir as vezes que têm de se levantar durante a noite, não sofrem tantas alterações no sono e evitam quedas pela desorientação.
Se está nesta situação, consulte o seu médico e fale com ele sobre as opções e vantagens de um tratamento simples para aliviar sintomas verdadeiramente limitadores que prejudicam o nosso bem-estar.
Em todo o caso, recorde que vai sentir-se mais segura se para se proteger de perdas de urina indesejadas utilizar absorventes específicos para a urina como os que lhe oferece a TENA. Obtenha aqui uma amostra grátis.