Trabalha em casa? Conselhos para ser mais produtiva (sem dar em doida)
#EuFicoEmCasa com TENA
A situação atual obrigou-nos a optar pelo teletrabalho, uma prática que não era muito habitual em Portugal e que da noite para o dia revolucionou a nossas vidas.
Sabemos que não é fácil assimilar a ideia de que o nosso espaço familiar e de descanso e o nosso espaço de trabalho são o mesmo. Por isso, partilhamos cinco dicas muito úteis para manter o nível de produtividade e não fazer horas a mais.
1. Estabeleça uma rotina
Fale com a família e organize um horário que possa ajustar-se às necessidades laborais de todos… Incluindo a das crianças lá de casa! Procure separar as horas livres das horas de trabalho para não fazer horas a mais do que faria se estivesse no escritório. Claro que poderá ter de fazer horas extra de vez em quando, sobretudo se for preciso adiantar trabalho, mas é bom que esta situação não se converta num hábito.
2. Não trabalhe de pijama
Um pouco de perfume, batom e um conjunto diferente todas as manhãs. A revista Elle salienta que quando trabalhamos em casa é muito importante a roupa que vestimos porque, tal como quando saímos à rua, influencia a nossa forma de sentir, o humor e a disposição. Já não tem desculpas, ponha-se bonita antes de se sentar diante do computador.
3. Não se esqueça do trabalho em equipa
Agora que ninguém a controla e que não tem chefes à volta… Não diminua a produtividade! Recomendamos-lhe ferramentas para organizar as suas tarefas e manter o contacto com a sua equipa.
Trello. Esta aplicação permite-lhe organizar e priorizar os seus projetos de forma divertida, flexível e útil. Além disso, é excelente para o trabalho em grupo.
Slack. É uma aplicação perfeita para o acompanhamento de conversas, a procura de informação importante e, sobretudo… liberta a caixa de entrada dos emails!
4. Evite petiscar a todas as horas
Não, o frigorífico não chama por si, mas sabemos que em casa a tentação é muito grande. A nutricionista Fran Sabal tem as chaves para evitar comer demasiado enquanto está em teletrabalho. A especialista disse ao diário espanhol ABC que “para controlar os impulsos, o mais importante é a respiração – a nossa ferramenta mais poderosa. Se temos uma respiração agitada, é provável que fiquemos ansiosos e, por conseguinte, nos levantemos mais vezes para comer sem nos darmos conta disso”. Assim, explica que “antes de começar a comer devemos fazer entre três a cinco respirações profundas”.
5. Crie um espaço de trabalho
Procure ter em casa um espaço que esteja unicamente dedicado ao trabalho, um lugar livre de distrações é o ideal (esqueça sentar-se no sofá com o computador). Com crianças em casa, tente ser flexível com as suas tarefas laborais e não se aflija se não der conta de tudo, sabemos que não é nada fácil. Pode preparar tarefas divertidas ou trabalhos manuais para ter os mais pequenos entretidos sem recorrer à televisão.