Nunca diga ‘já é tarde’
Psicologia
Se é daquelas pessoas que pensam que a vida se divide em compartimentos estanques e que o que não fez até agora já não vai fazer, mude de mentalidade. Começar de novo e decidir dedicar-se a todas essas coisas gostaria de ter feito ainda é possível. Você é o motor da mudança.
Por vezes, vemos a nossa vida em etapas fechadas, de forma que quando uma delas termina, pensamos que já não podemos recuperar esse momento. A sociedade e as pessoas que temos à nossa volta vão-nos dizendo qual é o momento certo para escolhermos as atividades a que nos dedicamos, para escolher uma profissão ou estudar algo que nos interessa, e mentalmente vamo-nos adaptando a estes esquemas. Infelizmente, muitas vezes deparamo-nos com um “já é tarde para…”, que vem de nós mesmas ou do nosso entorno.
Pare de pensar nesses termos. Talvez esteja a agir em função de crenças erróneas que foi cimentando na sua mente. Aprendemos a agir de certa forma e pensamos que esse era o único caminho a seguir, quando na verdade se assim o desejar, pode mudar a sua vida e decidir quem quer ser, o que quer fazer, quando e como.
Pode mudar de vida e decidir quem quer ser neste momento
Recomendamos-lhe que faça o seguinte exercício: pegue num lápis e num papel, e anote em duas colunas: o que sempre quis fazer ou aprender e foi adiando porque “não era o momento certo”, “não tinha tempo” ou “ninguém mais queria fazer” e que sonhos, projetos para o futuro, planos tem em mente e não se atreveu a tentar concretizar.
Comece por algo que lhe exija menos esforço e que a motive mais. Pode ser que daí surjam novos projetos e, quem sabe, decida dar uma volta à sua vida e consiga dedicar-se a eles. Algumas mulheres inscreveram-se na universidade depois de criarem os filhos e que não renunciaram fazer o que queriam.
E ainda, sabia que, por exemplo, aprender um segundo idioma é muito benéfico para mitigar o processo de envelhecimento? Segundo um estudo da revista Annals of Neurology, ajuda mesmo a atrasar o processo de deterioração cognitiva.
Atreva-se, pense em si e dedique-se ao que sempre quis fazer. Nunca é tarde.