Os benefícios de uma mudança de look na idade madura
Haja ou não certos critérios para pentear, cortar ou pintar o cabelo ou para nos maquilhamos na nossa idade, o importante é que cada mulher abrace a sua beleza natural e se expresse de modo próprio através dos seus penteados e da cor do seu cabelo. Numa idade em que o corpo está em pleno processo de mudança, acompanhar este processo com uma forma diferente de se sentir diante do espelho pode ajudar a desbravar caminho. Por isso, não há que ter medo em transformar a imagem e fazer uma mudança de look no penteado. Além isso, esta mudança pode ser muito divertida.
Mas claro, no caso de querer uma mudança muito radical, o melhor é ir ao cabeleireiro, uma vez que, por exemplo, para fazer cortes curtos é preciso conhecer bem a técnica e para passar para tons muito mais claros do que o que possa ter no momento pode ser necessário fazer previamente uma descoloração, uma técnica que não é conveniente tentar em casa.
Como começar a fazer uma mudança de look?
Falando do cabelo, certamente tem percebido que, pouco a pouco, se vão desvanecendo as imposições tradicionais. Felizmente, já ninguém nos obriga a nada. Já não temos de ir à tesoura quando chegamos a determinada idade e muito menos de acolher aquela ideia de que em “certa idade, todas loiras”.
Mas mais ainda, estamos plenamente convencidas de que, diga-se o que se disser, sempre nos vamos sentir mais seguras quando optamos pelo estilo com o qual mais nos identificamos. Por isso, esse será sempre o look que mais nos favorecerá, uma vez que é aquele que assumimos de forma natural. Dito isto, há certas cores, cortes e penteados que contribuem para melhorar a imagem de uma mulher que começa a notar os sinais da idade na pele e no cabelo. Que sinais são esses?
Fundamentalmente cabelos brancos, rugas e perda de densidade capilar. Por isso, se nota que está a ficar mais velha e quer aproveitar os benefícios de uma mudança de look na idade madura, deve saber que há muito estilos que estão na moda e que ajudam a luzir uma aparência mais jovem. Em geral, numa mudança de look, os elementos que mais ajudam a rejuvenescer são aqueles que suavizam as rusgas faciais e que oferecem luz e volume ao cabelo.
Cores de cabelo que rejuvenescem na idade madura
Sempre se diz que as cores claras tiram anos. Isto é verdade, uma vez que oferecem uma luminosidade ao rosto, que normalmente começa a ficar ensombrecido em algumas zonas por causa das rugas, dos sulcos e das marcas de flacidez facial. Não é preciso fazer uma mudança de look radical que afete todo o cabelo, pode limitar-se a dar alguns pontos de luz que marquem o rosto.
Estes mesmos pontos de luz podem ser usados nas camadas mais exteriores, se o que se deseja é dar a sensação de maior densidade capilar (um dos sinais da passagem do tempo no cabelo é que este fica mais fino e ocupa menos espaço, perdendo volume). Evidenciar um bom cabelo, sim, é uma boa mudança de look.
Recomendações de mudança de look
Não há nada que nos faça sentir mais o “antes e depois” na nossa imagem do que quando usamos a tesoura. Um bom corte de cabelo muda-nos completamente o estilo. Ora bem, este passo deve ser dado porque se quer, porque se está convencida a dar este passo na mudança de look do cabelo, depois de o ter visto em alguma amiga ou em alguma atriz ou artista com cuja imagem se identifica. Em nenhum caso deve seguir a norma, felizmente, já obsoleta, de que as mulheres mais velhas devem usar o cabelo curto como sinal de respeitabilidade e maturidade.
O cabelo comprido ajusta-se a todas as idades e, a partir dos cinquenta, se lhe apetecer manter os cabelos compridos só tem um limite: os cabelos brancos costumam encrespar, pelo que se quiser manter os cabelos lisos como quando tinha trinta anos, terá certamente de recorrer a produtos capilares anti encrespamento e deitar mão a um alisador.
Embora se falamos de cabelo liso, convém assinalar uma norma em que os especialistas em mudanças de look insistem bastante: nada rejuvenesce mais do que um cabelo ondulado. O movimento e a frescura oferecidos pela mistura do liso e do ondulado, quando bem executado, é um passaporte para viajar até à década anterior, por obra e graça da ondulação.