O que é uma histerectomia e porque se faz
A histerectomia é uma cirurgia que se faz para remover o útero, podendo, em alguns casos, também ser removido o colo do útero e até outros órgãos próximos. Os motivos podem ser variados, embora os mais habituais estejam relacionados com a existência de miomas, prolapsos ou mesmo um cancro do útero, que requeira este tipo de intervenção. A verdade é que este tipo de procedimento cirúrgico ajudará a melhorar a vida sexual, aliviando dores e desconfortos, além de proporcionar um alívio emocional significativo.
Em alguns casos, é necessário que o cirurgião remova também os ovários da paciente, embora, quando a mulher tem menos de 40 anos, é habitual tentar preservar pelo menos um dos ovários. Desta forma, mantém-se a a produção de hormonas e evita-se uma menopausa precoce. A primeira consequência desta cirurgia, que todas as pacientes conhecem, é que já não poderão engravidar nem ter menstruação.
Como a histerectomia afeta as relações sexuais
Antes de se fazer uma histerectomia, é comum que as mulheres tenham dúvidas sobre as possíveis consequências. A maior preocupação costuma ser a de perder o prazer sexual, com base no mito de que a remoção do útero deixa a área “vazia” e sem sensibilidade.
Inicialmente, é normal que a vida sexual se veja afetada devido às dores pós-cirúrgicas, próprias da intervenção, e ao impacto emocional, diminuindo assim o desejo sexual. Além disso, o acompanhamento médico pós-operatório centra-se na recuperação física, deixando as relações íntimas para segundo plano. Efetivamente, há uma grande componente psicológica nisto do sexo depois de um histerectomia. Por isso, que tal trabalhar esta parte?
Como é o sexo depois de uma histerectomia
Há muitos mitos à volta da histerectomia e das relações sexuais, mas está demonstrado que a vida sexual do casal pode melhorar significativamente depois da operação, principalmente pela eliminação de dores e desconfortos que antes impediam uma vida sexual normal.
Desta forma, ao eliminar a causa desses sintomas, as relações melhoram e voltam a ser como antes do início do problema. Contudo, é necessário aguardar que a cicatrização esteja completa antes de retomar as relações sexuais – geralmente entre 5 e 7 semanas – para evitar complicações como infeções.
Se os ovários forem removidos, a produção de estrogénio pode ser afetada, provocando secura vaginal, afrontamentos, diminuição do desejo sexual, etc. Mas nada que não tenha solução fácil. Consulte o seu médico, que a aconselhará da melhor forma em função do seu histórico.
Dicas para melhorar o sexo depois de uma histerectomia
O sexo continuará a ser igual? Não há motivos para que assim não seja. Lembra-se: a histerectomia não afeta a sensibilidade dos genitais. Contudo, é verdade que a remoção dos ovários vai fazê-la entrar na menopausa, o que poderá causar a secura dos tecidos da vagina e fazer com que tenha, de início, algum desconforto. Nada que os lubrificantes ou hidratantes vaginais não possam resolver. E, ainda melhor: esta é uma oportunidade perfeita para explorar a criatividade e dedicar mais tempo aos sempre deliciosos preliminares!
Lembre-se destes conselhos:
- Espere o tempo que o médico recomendar antes de retomar a vida sexual.
- Aproveite este tempo para reforçar a intimidade com a sua cara-metade: conversem abertamente.
- Na intimidade, vá com calma e dê tempo ao corpo para se excitar.
- Experimente diferentes posições até encontrar a mais confortável para si.
- Não há posições melhores e piores, somos diferentes. No entanto, depois de uma histerectomia costumam funcionar melhor aquelas posições em que a mulher fica por cima, permitindo-lhe assumir o controlo.
- Explore outras opções para além do sexo vaginal, como a estimulação oral ou manual.
- Fale abertamente com o seu parceiro sobre o que lhe dá prazer e o que lhe provoca desconforto.
Se estes conselhos não funcionarem, pondere a possibilidade de consultar em casal um terapeuta sexual ou um médico que os possa ajudar. Há sempre uma solução. Com a perspetiva certa e afastados os mitos, uma histerectomia pode dar lugar a uma vida sexual plena e satisfatória! Não tenhas dúvidas!