Autoconhecimento para uma vida sexual saudável
Para muitas mulheres, as fantasias sexuais implicam um mundo interior cheio de plenitude, felicidade, prazer e refúgio perante as constantes pressões e obrigações do dia a dia. No entanto, outras associam tudo isto a algo proibido, sobre o que não se deve falar nem se pode partilhar pelo simples facto do “que se dirá”; ou pensam que não têm fantasias porque as suas não correspondem ao “padrão estabelecido e normativo do que se considera ser fantasias”.
Quando tomamos consciência de que as fantasias sexuais são saudáveis, que não estamos a cometer nenhum pecado e deixamo-nos levar, oferecemos a nós mesmas a oportunidade de nos autodescobrirmos, algo que é muito importante para nós, para a nossa sexualidade e para as nossas relações íntimas. E não estamos a falar de nada complicado ou muito elaborado. Na verdade, ter uma fantasia sexual é algo tão fácil como simplesmente prestar atenção ao que os nossos sonhos têm para nos dizer.
O que é uma fantasia sexual?
Uma fantasia corresponde a uma representação mental de algo que vivemos, ou a uma situação fictícia que criamos na nossa mente e compomos da forma mais conveniente e convincente para nós mesmas. Se o conteúdo da fantasia produzir uma excitação sexual, falamos de fantasias sexuais, ainda que esta não seja explicitamente sexual (pode ser romântica ou sensual…).
O que acontece se a fantasia se tornar realidade? Continua a ser fantasia? Neste caso passaria a pertencer à biografia sexual da mulher e, portanto, ao apartado do desejo. Uma coisa é fantasia e outra muito diferente é o desejo. Nem sempre desejamos tornar realidade os nossos sonhos ou fantasias eróticas. Além disso, quando decidimos levar à prática as nossas fantasias damo-nos conta de que não resulta como tínhamos imaginado, porque no mundo da imaginação, nós gerimos a situação, marcamos os detalhes e o desenvolvimento e, na realidade, nem sempre acontece assim.
Quais são as funções das fantasias sexuais?
1. Realçar a autoestima e a atração pessoal: muitas mulheres podem utilizar as fantasias para se sentirem mais desejadas, melhor consigo mesmas e mais atraentes sexualmente. A fantasia sexual permite à mulher focar-se na parte que considera mais sexy ou mais saliente da sua fisionomia (omitindo o que consideram defeitos) e até aperfeiçoar a sua aparência real. A fantasia permite-nos reduzir a nossa autoconsciência. Por exemplo, podemos imaginar-nos mais belas, com peitos maiores, vestidos ajustados… e isto faz-nos sentir mais desejáveis.
2. Aumentar o interesse sexual e o desejo: ter fantasias aumenta a vontade de sexo. É uma forma de estimular o apetite sexual quando um dos membros do casal não está tão ativo como o outro.
3. Facilitar o orgasmo: as fantasias acrescentam um tipo específico de estimulação ou de sensação, favorecendo o orgasmo. Este costuma ser a função principal da fantasia, uma vez que é bastante provável que nos ajude a levar ao clímax, acelerando a respiração, o ritmo cardíaco e facilitando a função fisiológica associada ao orgasmo.
4. Satisfazer a curiosidade: muitos utilizam as fantasias para se imaginarem em situações que gostariam de conhecer melhor, mas sobre as quais não ousam dizer nada em voz alta por considerarem ser temas tabus. Por exemplo, uma relação sadomasoquista, sexo anal…
5. Aliviar a tensão e o stress: as fantasias são uma ferramenta fantástica para relaxar, libertar da tensão diária e conciliar o sono.
6. Conservar uma recordação agradável: também servem como armazém onde se guarda recordações sexuais importantes ou excitantes. As mulheres costumam reproduzir estes momentos nas suas fantasias para voltar a experimentar determinado prazer e para recordar a si mesmas que a vida lhes oferece experiências sexuais positivas.
7. Encarar as feridas do passado: se uma pessoa teve de enfrentar feridas sentimentais no passado, a fantasia pode transformar essa dor em algo positivo. Pode eliminar as emoções intensas que não são capazes de expressar de outra forma, ou pode deter certos sentimentos que as impedem de reagir perante o sexo. Criar estas situações imaginárias, pode ajudar a sentir-nos mais fortes e com mais controlo durante o sexo.