Exercite o pavimento pélvico nos ginásios ao ar livre!
Atividade física
Aproveite as máquinas de exercício que estão nos parques para ficar em forma e fortalecer o seu pavimento pélvico. Qualquer idade é adequada para utilizá-las, com uma vantagem adicional: não terá de pagar para utilizá-las.
Se tem a sorte de viver perto de um espaço público que inclui um ginásio ao ar livre, não hesite em utilizá-lo! Praticar exercício enquanto respira ar puro e está rodeada pela natureza é muito mais agradável do que estar num espaço fechado. Esta alternativa é saudável, grátis, é adequada para qualquer idade e além disso, pode praticar os seus exercícios de fortalecimento do pavimento pélvico.
Por norma, não estamos muito habituadas a praticar exercício físico neste tipo de instalações. Segundo um estudo de Anna Vilanova e Susana Soler, da Universidade de Educação Física da Catalunha: “a prática desportiva no espaço público é um dos territórios em que a presença feminina se destaca pela ausência”.
Podemos combinar o exercício físico aeróbico que realizamos nestes aparelhos com o trabalho de pavimento pélvico.
Estamos no momento certo para mudar estas estatísticas e rumar aos parques para usufruirmos destas instalações que muitos municípios colocaram já em espaços públicos. E ainda, têm a vantagem acrescida de serem pontos de encontro e convívio.
Na maioria destes espaços estão disponíveis aparelhos para praticar exercício físico aeróbico, para fortalecer os músculos das pernas, dos braços, o equilíbrio… Estes aparelhos são ferramentas perfeitas para nós, mulheres, praticarmos atividade física sem danificar o pavimento pélvico.
Qualquer idade é boa para começar a utilizar estes ‘ginásios’ que também podem ajudar-nos a fortalecer o pavimento pélvico. Inclua no seu circuito de treino alguns destes exercícios:
Clique nas fotos para identificar em que nos ajuda cada máquina.
- Máquina para a cintura: também podemos trabalhar o abdómen em simultâneo com o pavimento pélvico, contraindo-o cada vez que giramos o tronco.
- Máquina de remos: quando puxar os remos, contraia ao mesmo tempo o pavimento pélvico.
- Máquina para fortalecer as pernas: cada vez que estender as pernas aproveite para contrair o pavimento pélvico.
Cuidado! Pode incorporar o pavimento pélvico em cada um destes exercícios mas sempre com cuidado, não devemos sentir que estamos a empurrar o abdómen para fora. Se ocorrer incontinência urinária enquanto os realiza ou não sente a contração do pavimento pélvico, é melhor consultar o seu médico antes de continuar a praticar os exercícios que utilizam esta musculatura.
Se tem problemas de incontinência urinária, lembre-se que tem à sua disposição produtos especificamente concebidos para o odor e outras características da urina, que fazem com que se sinta mais segura e cómoda enquanto procura uma solução, com a ajuda do seu médico especialista. Peça aqui a sua amostra grátis.