Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Psicologia Como cumprir as resoluções de ano novo
banner_MUESTRA

Como cumprir as resoluções de ano novo

Psicologia

objetivos
0 9738

Se não quer que as suas resoluções de ano novo acabem por cair no esquecimento, pense nos aspetos que quer melhorar e defina a sua vida para chegar ao final de 2017 com objetivos reais cumpridos. Damos-lhe as chaves para ter êxito.


Partilhe com as suas amigas:

Alguma vez já se perguntou porque é que as resoluções de ano novo têm “má fama”? A verdade é que muitas de nós tendemos a não cumprir essas resoluções.

Se quer realmente marcar a diferença este ano, se quer atingir as suas metas, propomos-lhe uma mudança: comece por utilizar a palavra objetivo em vez de resolução.

Ter uma resolução é um conceito mais vago, sendo por isso mais fácil de deixar escapar. Quando alteramos resolução para objetivo, decidimos mais seriamente o que queremos e como o vamos fazer.

A chave para cumprir as suas metas

Estes objetivos têm que incorporar determinadas características. Cada objetivo que definir este ano tem de cumprir as seguintes condições (que em inglês correspondem à palavra SMART: inteligente). O seu objetivo deve ser:

  • Específico: defina-o de forma concreta e objetiva. Por exemplo, em vez de propor-se “dedicar mais tempo a mim mesma”, “não discutir com a minha filha” ou “mudar de casa”, deveríamos afirmar algo como “ir ao teatro todos os segundos sábados de cada mês, “procurar uma casa com três quartos no meu bairro, até X euros”, ou “falar com a minha filha calmamente quando houver um conflito”.
  • Mensurável: deve ser capaz de quantificar o seu objetivo para saber se está prestes ou não a realizá-lo. Por exemplo, “perder 3 quilos em três meses”, em vez de “perder peso”. Senão, como vai saber se cumpriu a sua meta?
  • Alcançável: Não se imponha metas impossíveis que vão servir apenas para que se sinta frustrada.
  • Relevante e realista: deve ser importante para si. Tenha em conta também os recursos que tem à sua disposição para atingir o seu objetivo ou se vai precisar de ajuda.
  • Escala/ dimensão: pergunte-se a si própria que passos tem de dar para atingir o seu objetivo. Divida-o em pequenos desafios. Defina um prazo concreto para alcançá-lo ou reavaliá-lo.

Pense nos aspectos que quer melhorar neste novo ano e defina sua vida escolhendo bem os objetivos que tenham um impacto positivo em si e que a levem onde quer ir neste ano novo. Vai conseguir cumpri-los todas!

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário