Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Psicologia Cumpra as suas resoluções de ano novo!
banner_MUESTRA

Cumpra as suas resoluções de ano novo!

Psicologia

ano novo
0 16606

Se não quer que as suas resoluções de ano novo acabem por cair no esquecimento, pense nos aspetos que quer melhorar e defina a sua vida para chegar ao final de 2018 com objetivos reais cumpridos. Damos-lhe as chaves para ter êxito.


Partilhe com as suas amigas:

Alguma vez já se perguntou porque é que as resoluções de ano novo têm “má fama”? A verdade é que muitas de nós tendemos a não cumprir essas resoluções.

Se quer realmente marcar a diferença este ano, se quer atingir as suas metas, propomos-lhe uma mudança: comece por utilizar a palavra objetivo em vez de resolução.

Ter uma resolução é um conceito mais vago, sendo por isso mais fácil de deixar escapar. Quando alteramos resolução para objetivo, decidimos mais seriamente o que queremos e como o vamos fazer.

A chave para cumprir as suas metas

Estes objetivos têm que incorporar determinadas características. Cada objetivo que definir este ano tem de cumprir as seguintes condições (que em inglês correspondem à palavra SMART: inteligente). O seu objetivo deve ser:

  • Específico: defina-o de forma concreta e objetiva. Por exemplo, em vez de propor-se “dedicar mais tempo a mim mesma”, “não discutir com a minha filha” ou “mudar de casa”, deveríamos afirmar algo como “ir ao teatro todos os segundos sábados de cada mês, “procurar uma casa com três quartos no meu bairro, até X euros”, ou “falar com a minha filha calmamente quando houver um conflito”.
  • Mensurável: deve ser capaz de quantificar o seu objetivo para saber se está prestes ou não a realizá-lo. Por exemplo, “perder 3 quilos em três meses”, em vez de “perder peso”. Senão, como vai saber se cumpriu a sua meta?
  • Alcançável: Não se imponha metas impossíveis que vão servir apenas para que se sinta frustrada.
  • Relevante e realista: deve ser importante para si. Tenha em conta também os recursos que tem à sua disposição para atingir o seu objetivo ou se vai precisar de ajuda.
  • Escala/ dimensão: pergunte-se a si própria que passos tem de dar para atingir o seu objetivo. Divida-o em pequenos desafios. Defina um prazo concreto para alcançá-lo ou reavaliá-lo.

Pense nos aspectos que quer melhorar neste novo ano e defina sua vida escolhendo bem os objetivos que tenham um impacto positivo em si e que a levem onde quer ir neste ano novo. Vai conseguir cumpri-los todas!

Pode também interessar-lhe...

  • O seu estado de espírito está a afetar-lhe a saúde?O seu estado de espírito está a afetar-lhe a saúde? Sabia que existe uma relação muito direta entre o seu estado de espirito e a sua saúde? Damos-lhe as chaves para aprender a mudar […]
  • Tem dificuldade em aceitar críticas?Tem dificuldade em aceitar críticas? Ninguém gosta de ser alvo de críticas. Mas também não podemos evitar que determinados aspectos do nosso carácter ou da forma como nos […]
  • Diga adeus ao pessimismoDiga adeus ao pessimismo Apresentamos-lhe alguns conselhos simples que pode começar já a pôr em prática para combater esses pensamentos negativos que tentam […]
  • Dor nas relações sexuais?Dor nas relações sexuais? Muitas mulheres sentem de forma esporádica ou permanente dores que as impedem de completar a penetração. É uma delas? Ajudamo-la a […]
  • Não se esqueça de si este Natal!Não se esqueça de si este Natal! Cuide dos outros sem se retirar a si própria da lista. Não permita que toda a responsabilidade dos preparativos seja toda sua, não exija a […]
  • Enfrente os desafios da menopausaEnfrente os desafios da menopausa À medida que a idade vai avançando, e principalmente uma vez chegada a menopausa, nós mulheres temos que enfrentar grandes desafios […]
Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário