TENA

Home Saúde Dieta A moda dos alimentos sem glúten, necessidade ou tendência?

A moda dos alimentos sem glúten, necessidade ou tendência?

Dieta


A moda dos alimentos sem glúten, necessidade ou tendência?
0 905

O rótulo “sem glúten” surge um pouco por todos os lados, no supermercado, na carta dos restaurantes... Necessidade ou tendência? Hoje esclarecemos se esta proteína presente em vários cereais representa, ou não, um problema para a saúde.




Dizemos que há uma moda no consumo de alimentos sem glúten, porque é um assunto que neste momento anda na boca de muitas pessoas, quando, na realidade, apenas deveria preocupar os celíacos, pessoas sensíveis ao glúten ou alérgicos ao trigo.

Sendo assim, a verdade é que a preocupação com o consumo de glúten espalhou-se como pólvora, sobretudo desde que é partilhado tanto conteúdo de nutrição e saúde nas redes sociais. Embora seja verdade que as pessoas que não o toleram (sobretudo as pessoas que sofrem da doença celíaca) tenham de detetar de forma inequívoca – e rapidamente – quais os produtos da loja e que pratos dos restaurantes, ou entregues em casa, são bons para elas, também é verdade que a procura destes rótulos “sem glúten” pode estar a transformar-se numa ação de marketing que não tem muito sentido. Pois com maior ou menor justificação, difundiu-se o falso mito de que eliminar o glúten oferece, por si só, uma saúde melhor e até contribui para a perda de peso. O que é verdade em tudo isto? Spoiler: pouco o nada.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si