Na verdade, e está demonstrado, o que comemos também desempenha um papel chave nos sintomas associados à incontinência. Em alguns casos, a dieta pode acrescentar mais stress à bexiga e aumentar a irritação, o que por sua vez pode causar sintomas como a necessidade frequente de urinar, micção frequente, espasmos da bexiga, entre outras coisas.
Deve ter em conta que os alimentos que afetam negativamente uma qualquer pessoa podem não ter um efeito prejudicial para si. Assim, experimentar diferentes alimentos e bebidas pode ajudar-nos a identificar qualquer implicação dietética que possamos ter. Neste sentido, propomos-lhe que organize um diário de alimentos. Este registo vai ajudá-la a melhorar a sua qualidade de vida.
Líquidos para combater a incontinência, sim ou não?
Em geral, beber muita água é bom para a saúde, mas se tiver incontinência, uma maior ingestão de líquidos geralmente equivale a mais idas à casa de banho. Por outro lado, se esses líquidos forem gaseificados, podem contribuir para agravar ainda mais os sintomas da incontinência. Ou seja, a resposta à pergunta formulada acima não é simples. O melhor é falar da ingestão de líquidos com o seu médico. Ele poderá ajudar a determinar a quantidade de líquidos que deve beber diariamente e em que momento do dia. Tenha, contudo, em conta que a pouca ingestão de líquidos também não é o ideal. Se beber muito pouco, a sua urina poderá ficar mais concentrada e ácida, aumentando a irritação intestinal.
Celíacos e glúten com incontinência
Se tiver doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, comer alimentos que contenham glúten pode contribuir para uma bexiga hiperativa. O glúten pode ser encontrado em produtos de trigo, centeio ou cevada. Entre os exemplos comuns encontramos os cereais, aveia, massas, sopas ou álcool.
Que alimentos deve limitar ou eliminar da sua dieta se tiver incontinência?
Certos alimentos e bebidas contêm irritantes que podem amplificar os sintomas da bexiga hiperativa. Pode ser que seja benéfico para si limitar ou evitar os seguintes grupos de alimentos:
- Bebidas gaseificadas, como água com gás;
- Bebidas com cafeína, como o café ou o chá;
- Chocolate;
- Bebidas alcoólicas;
- Frutas cítricas;
- Tomate e produtos à base de tomate, incluindo o ketchup:
- Comida picante
- Alimentos com sabores e conservantes artificiais;
- Alimentos que tenham açúcar ou os substitutos do açúcar;
- Mel.
De todas as formas, não entenda este modesto guia de alimentos como uma questão de tudo ou nada. É possível que descubra que pode ser tolerante a certos alimentos em pequenas quantidades ou quando os come ocasionalmente. E se decidir eliminar completamente determinado alimento, é possível que o possa reintroduzir na sua dieta mais adiante. Faça um controlo do que come e observe como se sente.
Que alimentos a vão ajudar a combater a incontinência?
Em geral, a regra genérica a seguir para a incontinência e para outros problemas da bexiga é inclinar-se para uma dieta mais natural (especialmente refeições e petiscos preparados por si em casa) que inclua muitas vitaminas e antioxidantes naturais. Estes são alguns dos melhores alimentos que pode incluir na sua dieta para a ajudar a combater a incontinência:
- Fibra (pão de grão inteiro, bolachas de arroz integral, leguminosas);
- Proteínas (carne magra fresca, peixe, mariscos);
- Fruta (mirtilos, peras);
- Frutos secos;
- Legumes com fibra (ervilhas, brócolos, cenouras, repolho);
- Legumes com magnésio (milho);
- Vitamina D;
- Leite fortificado (se for tolerante à lactose);
- Ovos
- Sumos naturais de uva, cereja ou maçã.
Recomendações finais de alimentos para a incontinência
Se tiver problemas de incontinência, entregue-se aos benefícios da dieta mediterrânica e elimine certos hábitos que a podem prejudicar. Por exemplo, reduza o consumo de cafeína (refrigerantes, chás, chocolate e mesmo o café descafeinado) porque aumenta a vontade de ir à casa de banho e pede ao seu corpo que se desfaça dos líquidos. Assim, elimine a cafeína da sua dieta ou, se lhe custa muito, reduza-a ao mínimo possível.
Evitar o ácido também é uma das apostas secretas mais interessantes. Os alimentos cítricos e os sumos tropicais, como a laranja ou o ananás, possuem um ácido que pode incomodar a bexiga e dar-nos vontade de ir à casa de banho. O tomate (embora não acredite) também é um alimento muito ácido.
E por favor, deixe de lado as bebidas gaseificadas. Aparecem sempre na lista de alimentos não recomendáveis em caso de incontinência (e, em geral, também quando se quer levar a cabo uma dieta mais saudável), mas é sempre necessário insistir, porque costuma ser um elemento pouco considerado. Inclusive se não tiver cafeínas, é possível que não seja a sua melhor opção. O dióxido de carbono da bebida pode irritar uma bexiga sensível, o que faz com que aumente a vontade de ir à casa de banho. Não precisa de refrigerantes na sua vida.