TENA

Home Pavimento pélvico Pavimento pélvico e maternidade Pressoterapia na gravidez: benefícios, riscos e quando é segura

Pressoterapia na gravidez: benefícios, riscos e quando é segura

Pavimento pélvico e maternidade


Pressoterapia na gravidez: benefícios, riscos e quando é segura
0 8

A pressoterapia na gravidez pode parecer uma solução atrativa para aliviar o inchaço e a sensação de peso nas pernas. No entanto, especialistas alertam: o uso sem orientação médica pode ser arriscado. Fisioterapeutas e ginecologistas recomendam máxima cautela. A seguir, explicamos em que situações a pressoterapia é segura durante a gravidez e quando deve ser evitada.




Fisioterapeutas e ginecologistas apelam para que, mesmo que nos sintamos inchadas como um balão, não recorramos precipitadamente às botas de pressoterapia e adotemos uma postura de extrema cautela. A prescrição médica e a supervisão de um especialista são inegociáveis, pois a pressoterapia durante a gravidez pode afetar gravemente a circulação e desencadear complicações na gestação.

O que é a pressoterapia

A pressoterapia é uma técnica não invasiva que utiliza pressão de ar controlada para estimular a circulação sanguínea e linfática, ajudando a reduzir a retenção de líquidos ao melhorar o seu escoamento. Aplica-se à parte inferior do corpo (cobrindo desde o umbigo até aos pés, passando pelo abdómen e glúteos, podendo, em alguns casos, estender-se também aos braços), através de umas grandes botas de tecido que se vão enchendo e esvaziando, comprimindo de forma controlada as zonas adequadas para estimular o sistema excretor.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si