TENA

Home Psicologia Síndrome de Cushing: a doença da «cara de lua cheia» causada por...

Síndrome de Cushing: a doença da «cara de lua cheia» causada por excesso de cortisol

Featured


Síndrome de Cushing: a doença da «cara de lua cheia» causada por excesso de cortisol
0 289

Afirma-se frequentemente que a Síndrome de Cushing é uma doença rara, mas muitas mulheres entre os 40 e os 55 anos sofrem desta condição sem o saberem. É também conhecida como a doença da «cara de lua cheia» e desenvolve-se devido ao excesso de cortisol.




Por vezes, uma doença é classificada como «rara» simplesmente por estar subdiagnosticada. É o caso da denominada Síndrome de Cushing, que ocorre três vezes mais em mulheres do que em homens, particularmente nas fases de pré e pós-menopausaEm muitos mais casos do que o desejável, esta doença evolui sem que a pessoa afetada procure aconselhamento médico. É também conhecida pelo nome descritivo de doença da «cara de lua cheia», tendo o cortisol como protagonista principal.

Como se poderia definir a Síndrome de Cushing? 

De forma sucinta, trata-se de uma condição em que o corpo é exposto a um excesso de cortisol (cortisol elevado), principalmente porque o organismo produz esta hormona em demasia ou devido à ingestão excessiva de corticosteroides orais. Efeitos visíveis são o rosto arredondado, uma corcunda de gordura entre os ombros e estrias de cor rosada ou púrpura na pele. Efeitos subjacentes incluem pressão arterial elevada, perda de massa óssea e diabetes tipo 2.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si