TENA

Home Saúde Dieta Adição ao açúcar: causas, sintomas, consequências e tratamento de uma epidemia massiva...

Adição ao açúcar: causas, sintomas, consequências e tratamento de uma epidemia massiva e silenciosa

Dieta


Adição ao açúcar: causas, sintomas, consequências
0 39

O açúcar está no ar, diria uma canção. Mais concretamente, está em todo o lado e de formas que nunca imaginaria. Em bolos e doces, naturalmente, mas também em pizas, polpa de tomate, cereais, sumos e até cremes de legumes. Com um agravante: a incidência intensifica-se na menopausa devido ao estado de ansiedade que esta provoca e à necessidade de satisfazer desejos súbitos. Aqui esclarecemos todas as dúvidas e explicamos como distinguir os diferentes tipos de açúcar para tomar decisões mais informadas sobre a sua alimentação.




Adição ao açúcar: dependência do consumo de alimentos ou bebidas açucaradas, caracterizada por desejos intensos, perda de controlo e impactos negativos no bem-estar físico e mental.
Ou seja, como qualquer outra adição. E, como tal, condiciona a sua vida a tal ponto (física e mentalmente) que, quando dá por si, já está presa e deixou de ser feliz. A chave: detetar… e agir. Viverá mais e melhor.

Embora não seja oficialmente reconhecida como um diagnóstico clínico, certas pessoas apresentam comportamentos semelhantes a qualquer outra adição em relação ao açúcar. Com a particularidade do açúcar estar sempre à mão, no supermercado ou no frigorífico. E atenção à sua incidência em idades mais avançadas, quando as alterações hormonais provocam uma série de sintomas físicos e emocionais que aumentam esse desejo incontrolável de consumir açúcar, podendo culminar numa adição.

Acredite: o açúcar é mais viciante do que a cocaína. E longe de ser uma frase feita ou exagerada, é um dado comprovado cientificamente. Um estudo de 2017 revelou que os prazeres desencadeados pelo consumo de açúcar são significativamente mais atrativos e gratificantes para o cérebro do que os efeitos da cocaína. Está na hora de esclarecer brevemente algumas questões fundamentais

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si