Segundo os dados do último Censo, realizado em 2021, a população feminina na pré-menopausa e na menopausa representa 52,5% das mulheres portuguesas. Até por estes números percebemos que a menopausa é um assunto que deveria estar na ordem do dia e sobre o qual não deveriam existir tabus nem receios de falar abertamente do tema. Além disso, como salientam os especialistas, para enfrentar a menopausa com otimismo, bem-estar e saúde é necessário, desde logo, consultar um ginecologista para conhecer as alterações que podem ocorrer no nosso corpo, fazer revisões periódicas e proceder a uma mudança de hábitos. Quando a mulher conhece as alterações que o seu corpo está a viver evita-se a ansiedade e melhora a qualidade de vida.
Por isso, em centradaemsi temos procurado publicar vários textos sobre a menopausa para que não nos falte informação e saibamos os passos a ter em conta nesta nossa etapa de vida.
É preciso prevenir: estar informada sobre a menopausa, mudar hábitos para reduzir riscos e fazer revisões periódicas
Uma nova etapa
Mais de metade das mulheres na menopausa pensa que se trata de o começo de uma nova etapa e que é o momento certo para fazer todas aquelas alterações na vida que levamos anos a querer fazer. É a oportunidade para deixar de postergar muitas atividades que sempre ficaram para segundo plano por falta de tempo e que agora chegou o momento de passarem a ter a nossa atenção. Ter mais tempo para nós mesmas, para fazer o que gostamos, para oferecer a nós mesmas um pequeno luxo ou capricho.
Nesta etapa, em geral, estamos e sentimo-nos mais maduras e seguras de nós mesmas e nem todas sentem incómodos com as alterações físicas e mentais desta etapa. Por isso, é preciso não recear as mudanças, tomar decisões e, sobretudo, cuidar de nós mesmas, reservando tempo para tudo aquilo que sempre quisemos fazer.
Felizmente, já várias de nós, nesta etapa de vida, prestam mais atenção a si mesmas e mudam hábitos para se adaptarem à fase da menopausa. E este é o caminho para o bem-estar pessoal e para a tão desejada qualidade de vida. É uma etapa para nos alimentarmos melhor, de forma mais equilibrada, fazer exercício e cuidarmos mais de nós.
E nesta época de mudanças, estes novos hábitos e outros que poderá conversar com o seu médico são a oportunidade para fazermos aquilo que queremos, ajudando-nos a cumprir os nossos sonhos, fazer uma paragem no nosso percurso de vida ou procurar novas situações. Não deixe de descobrir e inventar a sua própria história. A menopausa não é o fim, mas sim o princípio de uma nova forma de vida.