Às vezes o pavimento pélvico está tão debilitado que não consegue exercer a sua função de suporte e algum dos órgãos pélvicos desce até sair pela vagina. Nestes casos é necessário que um especialista avalie o tipo de prolapso e o seu tratamento.
Em primeiro lugar, se notar um caroço a sair da vagina, não se assuste. Na maioria das vezes não se trata de um tumor, mas de um prolapso, a descida de um dos órgãos pélvicos que a musculatura enfraquecida não consegue suportar.
Normalmente, as causas deste problema são a gravidez e os partos vaginais. O prolapso não costuma aparecer imediatamente mas sim quando a mulher chega à menopausa e o défice hormonal provoca uma perda da elasticidade. Só em caso de partos repetidos e/ou muito traumáticos é que se pode observar em mulheres jovens.
Tipos de prolapsos
Dependendo do órgão que desça, o prolapso divide-se em:
Cistocele: a bexiga urinária aparece na face anterior da parede vaginal.
Retocele: o reto (o segmento final do intestino grosso ao chegar ao ânus) desce sobre a face vaginal posterior.
Prolapso uterino: neste caso, é o útero que desce, aparecendo primeiro o colo e depois o corpo uterino.
Enterocele: as asas intestinais herniadas através do fundo posterior da vagina.
Prolapso da cúpula vaginal: observa-se em mulheres que foram submetidas a uma cirurgia para extirpação do útero (histerectomia). A vagina, que é um saco cego, dá a volta como se invertesse a sua posição, de dentro para fora.
Graus de prolapso
Dependendo da gravidade do prolapso, o ginecologista que examina a mulher na mesa de exploração, classifica o prolapso numa escala de 4 graus. A cada um deles corresponde um tratamento específico:
Grau 1 ou ligeiro: ligeira descida no interior da vagina.
Grau 2 ou moderado: a descida chega à entrada da vagina.
Grau 3 ou grave: o prolapso ultrapassa a entrada da vagina, a mulher toca ou nota perfeitamente o caroço ao caminhar, especialmente quando faz esforços.
Grau 4 ou total: o órgão (bexiga, útero ou reto) está completamente de fora, mesmo em repouso.
Os graus 1 e 2, principalmente se causarem desconforto, devem ser tratados com fisioterapia e uma mudança de hábitos (dieta para corrigir, por exemplo, a obstipação, emagrecer, limitar o esforço físico excessivo, etc.).
Os graus 3 e 4 geralmente só são corrigidos com uma cirurgia. Às vezes extirpa-se o órgão que está saliente, como no caso do útero, outras reconstrói-se a sua posição com a colocação de telas que compensam o pavimento pélvico debilitado, substituindo-o por um material sintético que cumpre a função de um novo tecido de suporte, como no caso da bexiga ou do reto.
Consulte sempre um especialista se sentir peso ou notar que algo está a sobressair da sua vagina para que lhe faça uma avaliação e determine o tratamento mais adequado para o seu caso. Um pavimento pélvico debilitado não só não será capaz de suportar os seus órgãos pélvicos como lhe provocará frequentemente incontinência urinária.
Se esse for o seu caso, lembre-se de que é importante confiar num produto adequado, que a faça sentir-se segura e protegida, como os pensos específicos da TENA, que foram concebidos para o pH e a densidade da urina. Obtenha aqui amostras grátis.
Histerectomia e pavimento pélvico A extirpação do útero é uma operação muito frequente que pode alterar a anatomia do pavimento pélvico, provocando o prolapso dos demais […]
"Notei um caroço nos meus órgãos genitais" Muitas mulheres chegam à consulta do ginecologista assustadas porque têm a sensação de que algo está a sair da sua vagina. Na maioria das […]
Cistocele e problemas urinários Este prolapso genital, um dos mais comuns, pode apresentar sintomas como incontinência urinária, infeções repetitivas ou, até mesmo, […]
Escreva o seu email para criar uma nova palavra-passe.
, bem-vinda ao Programa de Pontos de TENA!
Só por se ter registado já tem 150 pontos. Para obter mais pontos, procure os códigos promocionais no interior das embalagens de TENA Discreet, TENA Silhouette e TENA Pants, preencha o nosso questionário de boas-vindas, responda à Pergunta do Mês e procure o código secreto no nosso Agarra-Pontos.
Troque os pontos por:
Cupões de desconto que poderá usar na compra de produtos TENA.
Ofertas exclusivas.
Além disso, usufrua de conteúdo exclusivo sobre saúde e bem-estar.
E não se esqueça, quanto mais pontos obtiver, mais vantagens terá!