O que é a bexiga hiperativa?
Incontinência
Tem de ir com frequência à casa de banho ainda que o volume de urina seja pequeno, normalmente acompanhada uma sensação de urgência? Pode ter bexiga hiperativa. Dizemos-lhe quais são os sintomas e como pode solucioná-lo.
A bexiga é um órgão oco localizado na pélvis, por detrás da púbis, cuja função é armazenar a urina, esvaziando-se de forma periódica segundo o reflexo da micção.
Urinar não é um processo tão simples como parece, requer um controlo neurológico adequado e hábitos saudáveis.
Tenha em conta que:
- Não deve efetuar poucas micções por dia, mantendo a bexiga cheia, nem urinar mais de oito vezes por dia.
- O nosso estado emocional influencia as nossas micções.
- A continência urinária e o esvaziamento da bexiga costumam alterar-se com a idade.
- As bebidas gaseificadas, alcoólicas ou estimulantes como o café e o chá desestabilizam e provocam um aumento de frequência e urgência da micção.
- O reflexo da micção ocorre na medula, mas podemos reeducar a bexiga com controlo voluntário.
Com a idade a capacidade de armazenar urina no interior da bexiga reduz-se e é frequente sentir urgência para urinar mesmo que esteja a armazenar pouco líquido. A urgência é o principal sintoma da bexiga hiperativa.
Segundo o estudo de Milson publicado em 2001 (BJU Int), a prevalência de bexiga hiperativa entre a população com mais de 40 anos é estimadamente de 22%.
Se tem uma urgência miccional associada ou não a fugas de urina, e precisa de urinar frequentemente, inclusivamente durante a noite (nictúria), pode estar a sofrer das consequências de uma bexiga hiperativa.
Quando deve consultar o médico?
- Se limita a sua vida social e pessoal pela existência de uma casa de banho nas proximidades.
- Se deixa de ingerir líquidos por medo das fugas precedidas de urgência.
- Usa protetores íntimos para se sentir mais segura, por medo de se molhar.
- Prefere usar roupas escuras ou leva uma muda de roupa extra quando sai.
- Isola-se e limita as suas saídas ou viagens.
Em centros adequados (centros de fisioterapia especializada, unidades de pavimento pélvico…) podem ensiná-la a introduzir hábitos saudáveis, reeducar a bexiga e fortalecer o pavimento pélvico para diminuir a urgência e frequência urinária.
Muitas vezes, dependendo da intensidade dos sintomas, o seu médico pode indicar-lhe um medicamento ou terapias como electroestimulação ou injeções de toxina botulínica no interior da bexiga.
Se a sua bexiga se rebela, reeduque-a, não se isole. Lembre-se que entretanto pode usar pensos específicos para o pH e a densidade da urina como os da gama TENA Lady, que farão com que se sinta segura e protegida. Peça a sua amostra gratuita.