Diga adeus ao pessimismo
Psicologia
Apresentamos-lhe alguns conselhos simples que pode começar já a pôr em prática para combater esses pensamentos negativos que tentam sabotar a sua autoestima.
Todas temos uma faceta pessimista, a que muitas vezes damos ouvidos e afeta o nosso bem-estar. Quem nunca pensou “isto é o pior que me podia acontecer”, “foi um erro que não tem perdão”, “és um desastre”, “nunca aprendes”,… O pensamento negativo e catastrófico está muitas vezes presente no nosso dia a dia sem que nos demos conta. E acontece-nos a todas. O problema surge quando não nos damos conta e damos demasiado espaço de manobra ao pessimismo, e acreditamos em tudo o que nos diz.
Se não se dá conta nem aprende a geri-lo, este pensamento pessimista pode sabotar a sua autoestima, os seus planos e projetos.
O que pode fazer com estes pensamentos negativos?
– Detete-os: se não sabe que estão aí, só terá emoções desagradáveis mas não saberá de onde vêm e como mudá-las.
– Mude a forma como fala de si mesma: se calhar algo que lhe aconteceu é ‘mau’ mas não é ‘terrível’, nem ‘o pior’, nem ‘pavoroso’…
– Abrande o ritmo: a pressa faz com que um erro no início do dia se converta em um dia para esquecer, um “tudo o que começa mal, acaba mal” e sem que nos demos conta já estamos a condicionar como será o resto do dia.
– Não assuma sempre que sabe o que vai acontecer: “de certeza que isto vai correr mal”, ainda que não tenhamos uma bola de cristal que preveja o futuro. Com esta postura não conseguirá esforçar-se a 100% para que saia tudo o melhor possível.
– Elimine palavras e frases feitas que prejudicam o seu estado de espírito e autoestima. Descubra as expressões que se converteram em ‘muletas’ negativas: “que mal”, “outra vez”, “assim não consigo”,… e livre-se delas.
– As palavras e expressões dramáticas ou catastróficas fazem-se acompanhar de emoções negativas. Mudá-las vai ajudá-la a sentir-se melhor.
Ponha estas dicas em prática e sinta-se melhor na sua pele.