Como prevenir problemas de pavimento pélvico na gravidez?
Pavimento pélvico e maternidade
Como preparar-se para o grande dia? É possível conseguir que o nosso pavimento pélvico não sofra tanto no parto? Partilhamos duas dicas para potenciar a elasticidade desta musculatura e fortalecê-la.
Além de se ter cuidado com a alimentação, recomenda-se o seguinte:
- A massagem perineal:
É uma técnica que permite obter uma maior elasticidade dos tecidos à volta da vagina. Realiza-se a partir da 35ª semana de gestação e diminui consideravelmente a dor pós-parto, a dispareunia (dor nas relações sexuais), a necessidade de fazer episiotomia e os rasgos do períneo no parto.
- Os exercícios de fortalecimento da musculatura do pavimento pélvico, de forma orientada e intensiva, isto é, com a monitorização de fisioterapeutas.
Um programa de exercícios é muito vantajoso nos primeiros partos, sobretudo quando se apresenta o risco de certo grau de incontinência urinária no primeiro e no segundo trimestre de gravidez. Esta terapia ajuda a fortalecer o esfíncter uretral e a manter a bexiga na posição adequada para que não desça e possa ser causa de incontinência no final da gravidez e no pós-parto.
Quanto mais consciente for o nosso corpo das nossas sensações, mais nos ajudará a enfrentar o parto de uma maneira relaxada.