8 dicas para aumentar a nossa autoconfiança
Psicologia
Deixemos para trás sentimentos de culpa e centremo-nos mais em nós. Se não sabe como começar, continue a ler.
Somos a geração que marcou pela primeira vez a mudança: passámos a integrar a força laboral, e ao mesmo tempo tivemos que fazer números de equilibrismo para conciliar o nosso trabalho com obrigações familiares e domésticas…
Em muitos casos, todo o peso caiu nos nossos ombros porque nos sentíamos obrigadas a demonstrar que somos boas profissionais, esposas, mães, filhas e amigas. Estamos num momento tão bom como qualquer outro para nos libertarmos destas ‘amarras’. Apresentamos-lhe 8 chaves que a vão ajudar a retomar o controlo das rédeas da sua vida sem condições adicionais que não sejam as suas.
1- Aposte em si mesma
Se as suas tarefas diárias, trabalho e obrigações absorvem todo o seu tempo e sente que perdeu o foco dos seus objetivos e sonhos, é hora de parar e reconduzir a sua vida. Potencie as suas capacidades, recupere a paixão pelo que gosta realmente de fazer… E faça-o!
2- Na passagem do tempo está a essência
Dizia o escritor e filósofo Aldoux Huxley que “a experiência não é o que lhe acontece, mas sim o que faz você acontecer”. Somar anos de vida não é algo negativo, porque a maturidade dá-nos ferramentas para superar circunstâncias que antes não saberíamos como enfrentar. Viva cada ano como uma nova oportunidade!
3- Solidão. Solidão?
Sente-se só? Parece difícil de conceber, mas a solidão também tem aspetos positivos! Abra-se mais ao mundo e aproveite esse tempo para planear projetos, esses planos que com o passar dos anos adiou, ou mesmo esqueceu. Não estabeleça limites para si mesma e repita todos os dias à frente do espelho: “eu posso, sou capaz”.
4- Foque-se na sua vida
Já experimentou alguma vez dedicar meia hora por dia a centrar-se unicamente em si mesma? Deixe de investir todo o seu tempo no futuro e de preocupar-se com o passado e com os outros. Preste atenção, ouça-se a si mesma e deixe-se seduzir por um capricho, porque não? Fuja do ruído mental e viva o momento presente para estar mais em contacto com a sua realidade.
5- Pensamento positivo para sentir-se melhor
Os sucessos estão diretamente ligados às emoções, mas entre ambos existe um passo intermédio: os pensamentos. A forma como dizemos o que nos vai acontecendo afeta-nos. Não antecipe desgraças, a chave está em aprender a modificar os nossos pensamentos para que estes se tornem positivos. Uma mudança de atitude perante a vida pode ser vital para ganhar confiança.
6- Desafie-se a si mesma
Já chegou a altura de deixar de dar tanta importância à expectativas que os outros têm de si. Não tenha medo da mudança, atreva-se a arriscar e desafie-se todos os dias. Superar-se a si mesma é muito gratificante!
7- Aceitação, não resignação!
É preciso aceitar a transformação do nosso corpo e mentalidade nas diferentes etapas da vida. Resignar-se implica um sentimento negativo do qual temos que fugir. Depois de aceitar a mudança, começa a satisfação e assim surge a sensação de felicidade.
8- Gostar de si mesma
Chega de avaliar constantemente o que fazemos. Cumprir as expectativas não deve ser uma obrigação e não acontece nada se até dado momento não conseguimos cumprir o objetivo que temos definido há tanto tempo. Seja benevolente consigo mesma e não se pressione constantemente.
E não se esqueça, você é a única protagonista da sua vida.