TENA

Home Saúde Dieta Gomásio, um bom substituto do sal

Gomásio, um bom substituto do sal

Dieta


gomásio
0 11417

A globalização abriu-nos as portas de uma despensa inesperada. Sabores novos e acessíveis, que e alguns casos, como o deste condimento, nos fornecem benefícios muito saudáveis. Contamos-lhe porque é tão interessante introduzir o gomásio na sua dieta.




Se gosta de descobrir novos sabores e propostas saudáveis para incorporar na sua dieta a partir da menopausa, atenção! Propomos-lhe um condimento indicado para a hipertensão porque substitui de certa forma o sal: o gomásio.

O gomásio, ou gomashio, é um condimento composto essencialmente por sésamo (
gergelim) e sal. Confere aos pratos o mesmo sabor do que o sal, com a diferença de que se ingere uma quantidade até 10 vezes inferior, e fornece ao nosso organismo fibra, antioxidantes, como a vitamina E, ácido fólico que ajuda a previnir anemias e a controlar a hipertensão, cálcio, potássio, magnésio… E ainda é fácil de digerir e potencia os valores energéticos dos cereais e legumes com que o poderá combinar: pão, grão, massas, arroz…

O gomásio permite-lhe temperar o seus pratos, mas tem 10 vezes menos sal, e é fonte de fibra, antioxidantes e minerais

Pode encontrá-lo em alguns supermercados e lojas especializadas em productos vegetarianos, ou pode prepará-lo em casa. Sigas estes passos simples:

  1. Toste ligeiramente o sésamo numa frigideira. Pode também tostá-lo no forno ainda que neste caso seja mais difícil controlar o ponto certo. Em qualquer caso, nunca utilize óleo porque as sementes já o contêm.
  2. Coloque as sementes num almofariz e faça movimentos circulares para abrir as sementes sem triturá-las. Acrescente sal marinho para absorver os óleos das sementes e manter todo o sabor. Medidas? Variam segundo a receita e o gosto do consumidor mas pode ter como referencia uma medida de sal por cada 7 a 10 de sésamo.
  3. Quando estiver tudo bem misturado, guarde-o num frasco hermético de vidro. Assim pode durar até uma semana, por isso tenha em conta as quantidades que utiliza para cozinhar.

O gomásio que é normalmente usado em saladas, massas, sopas ou verduras, além de salgar, fornece ainda um travo a frutos secos. Pode também utilizar o gomásio para confecionar humus ou um delicioso arroz basmati com verduras, ainda que na verdade qualquer prato funciona bem com este condimento.

Pode também consumi-lo às colheres, não mais do que duas por dia, mastigando bem para que o seu corpo o metabolize corretamente.

A partir de agora já sabe, pode adicionar um novo condimento no seu armário de especiarias: salsa, alho, orégão… E gomásio.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Foto: iStock.com / post424

Deixe-nos o seu comentário

Centrada em si